Exibições:

Comunicado CITEM/DETEC/CIEQ– n° 10, de 21 de fevereiro de 2024 - Equipamentos cursos Profissionalizantes e NOVOTEC

 

O Centro de Instalações e Equipamentos (CIEQ) vem, por meio deste, reforçar junto às Diretorias de Ensino (DEs) acerca das Unidades Escolares (UEs) que estariam aptas a receber o Ensino Técnico Profissionalizante e/ou o NOVOTEC em 2024, principalmente em face de atualização das ações realizadas na
última semana, principalmente com vistas ao atendimento das necessidades de equipamentos mais robustos (Notebooks Plus Lenovo e/ou Notebook Educacional Multilaser e/ou Desktops Lenovo) do Ensino técnico Profissionalizante e/ou NOVOTEC de Tecnologia da Informação, entre eles, os cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Ciências de Dados.

Cabe salientar que, tendo em vista o cenário crítico no qual algumas Diretorias de Ensino se encontram para atender todas as suas escolas, está autorizado o atendimento excepcional de Profissionalizante de T.I. com 20 computadores, podendo também ser adequado a quantidade de alunos matriculados nos cursos. Sendo assim, está autorizado o remanejamento dos equipamentos supracitados levando em consideração as necessidades e possibilidades de uso de equipamentos em cada Unidade Escolar (UE), de acordo com a infraestrutura lógica e tecnológica de cada local, como presença de wifi ou não, bem como até se a UE irá ou não ofertar os cursos supracitados.

Logo, reforçamos a necessidade de que os NITs trabalhem com base na planilha já encaminhada anteriormente e de acordo com os critérios supracitados, priorizando o uso e remanejamento dos notebooks Lenovo. Por fim, é importante salientar que cabe ao NIT a decisão final acerca das quantidades, equipamentos e locais que terão seus equipamentos remanejados e quais receberão estes, de acordo com a realidade de infraestrutura lógica e necessidades de cada UE, com base nas informações prestadas previamente.

Ademais, reforçamos que o remanejamento dos equipamentos se dará por meio de emissão de GPBs (Guia de Passagem de Bens) ou GRBs (Guias de Remessa de Bens) no sistema GEMAT, onde o NIT apontará ao NAD as movimentações que forem realizadas. O NIT ficará responsável por verificar junto a cada UE se os equipamentos remanejados serão cedidos ou emprestados a depender da necessidade de uso em cada unidade escolar.

Reforçando: todas as escolas apontadas para realizar a cessão ou empréstimo, pelo NIT, deverão realizá-la, sem possibilidade de questionamento.

Informamos também que essa ação se dá pelo fato superveniente de não ser possível realizar a aquisição de novos equipamentos até o início dos cursos, apesar do planejamento realizado durante o segundo semestre de 2023, dado que a Ata de Registro de Preços da PRODESP para essa aquisição não foi finalizada a tempo.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Centro de Instalações e Equipamentos (CIEQ) via e-mail (cieq@educacao.sp.gov.br).