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O que é e como faço para acessar o questionário de  autoavaliação socioemocional do 3º bimestre ?

Estudantes do 6° ao 9° ano (anos finais) do ensino fundamental e ensino médio da rede estadual começam a preencher a autoavaliação socioemocional do 3º bimestre, a partir desta quarta-feira 01/09/2021.

Resultado da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Instituto Ayrton Senna, o instrumento, que estimula o autoconhecimento e a reflexão, poderá ser preenchido, de forma facultativa, até 22 de setembro, via Secretaria Escolar Digital (SED).
Neste  questionário, os jovens podem se autoavaliarem no que diz respeito às competências socioemocionais. A cada bimestre, eles respondem perguntas relacionadas apenas às competências priorizadas em cada ano e série, definidas anteriormente no planejamento do componente Projeto de Vida.
Neste momento de retorno às aulas presenciais, foram priorizadas oito competências socioemocionais: Tolerância ao estresse; Organização; Imaginação criativa; Empatia; Autoconfiança; Tolerância à frustração; Foco; Persistência, divididas nos sete anos participantes da autoavaliação, conforme alinhamento do corpo técnico envolvido.

Passo a passo para o preenchimento
Para responder à autoavaliação socioemocional, o estudante deve acessar a SED: 
https://sed.educacao.sp.gov.br/

No menu inicial, clicar em Aluno / Autoavaliação socioemocionais / Preencher Autoavaliação / Ler as instruções e avançar para iniciar. É possível selecionar a alternativa que o estudante mais se identifica, seguindo as orientações de preenchimento de cada questão. Ao concluir, basta clicar em finalizar. Ao confirmar, o questionário será enviado com sucesso.
Acessos e resultados
A partir de 23 de setembro, os educadores conduzirão, nas aulas de Projeto de Vida, um período de devolutivas para os estudantes, promovendo uma reflexão conjunta sobre as competências socioemocionais e suas possibilidades de desenvolvimento. Com essas informações, é criado um Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP), que é o planejamento de um conjunto de ações organizadas de maneira orientada, visando a realização de um sonho ou do Projeto de Vida, com o objetivo de promover o autoconhecimento e oportunidades de desenvolvimento das competências socioemocionais em foco. Vale lembrar que o PDP deve ser revisitado periodicamente, sendo também acompanhado do registro a respeito do seu desenvolvimento socioemocional.

Para apoiar nesse processo, a Seduc-SP e o Instituto Ayrton Senna conduziram, nos últimos dias, ações formativas sobre esses temas para gestores e professores, via Centro de Mídias São Paulo (CMSP).