Exibições:
Teremos distribuição de Materiais para os Centros de Estudo de Línguas - CEL?
 
 
Informamos que teve início a distribuição de materiais (livro didático de língua espanhola ‘Síntesis’ de Ivan Martin e dicionários de diferentes idiomas) destinados aos Centros de Estudo de Línguas - CEL.
Os livros e dicionários são para uso dos estudantes dentro do espaço escolar, portanto não deverão ser distribuídos.
Por isso, com o objetivo de apoiar a organização do CEL com relação à disponibilização, à manutenção e à preservação desses materiais, seguem algumas orientações:
1. Disponibilização
As obras precisam ser organizadas e disponibilizadas em um espaço que seja de acesso coletivo, pois os gestores e docentes do CEL devem acessar esse conteúdo com autonomia e consciência.
2. Organização
Procure guardar os dicionários e os livros na vertical, sem deixá-los apertados, o que evitará a danificação dos miolos e das lombadas das obras.
3. Limpeza
Para tirar a poeira das laterais dos livros, dê preferência a uma flanela seca. É recomendado que a cada seis meses seja utilizada uma escova de cerdas macias para higienizar parte superior dos livros.
4. Higienização das mãos
Antes do manuseio das obras, é necessário que as mãos dos usuários sejam higienizadas. Além disso, é preciso evitar o consumo comidas e bebidas durante o uso.
5. Manuseio
Como as obras disponibilizadas são de brochura, é preciso que elas não sejam “forçadas”; isto é, a abertura dos livros não deve exceder o limite da lombada.
6. Marcação de páginas
Os livros e dicionários serão utilizados por muitos estudantes e professores. Por isso, clipes de metal não devem ser usados para marcar as páginas, pois podem oxidar e deixar marcas de ferrugem permanentes.
Ademais, é preciso evitar também marcar as páginas com orelhas ou marcadores com muito volume para não deformar o livro.
7. Anotações
Assim como a marcação de páginas, é fundamental que as anotações a lápis, marcadores e canetas sejam evitadas. Para apoiar nos registros que poderão ser feitos durante os estudos, recomenda-se o uso de post-its e/ou de filipetas de papel que poderão ser recolhidos, anexados ou fixados em outros espaços, como cadernos ou fichários dos estudantes.
8. Conservação
Havendo a possibilidade, pode-se pensar em capas plásticas, preferencialmente transparentes, o que colaborará com a identificação, a higienização e a conservação do material.
9. Controle
Antes da disponibilização das obras para os estudantes, é recomendado que essas obras sejam registradas e numeradas, de acordo com a turma e com a quantidade de estudantes que, por período, poderão utilizá-las. Preferencialmente, essa numeração deverá ficar visível, para ajudar na identificação,
como no verso da capa ou na contracapa das obras.
10. Coletividade
Por serem obras que serão utilizadas de modo itinerante, é preciso que a equipe gestora do CEL, juntamente com os professores e os estudantes utilizem esse material com consciência, colaborando com o coletivo e com o as práticas de todos os membros do projeto.