Exibições:
Como é calculada e o que mudou em 2024?
 
 

A Bonificação por Resultados (BR) é uma política da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que premia o esforço de professores, gestores e equipes escolares com base no desempenho dos alunos nas avaliações externas, como o SARESP e o Provão Paulista.

Houve algumas mudanças, antes, a bonificação era baseada no IDESP, que considerava apenas o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, além da taxa de aprovação. Agora, o cálculo considera o desempenho em todas as disciplinas avaliadas, da seguinte forma:

Do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Da 1ª à 3ª série do Ensino Médio

As metas são organizadas em quatro níveis:

Secretaria da Educação (Órgão Central)

Diretorias de Ensino

Escolas

Por disciplina e série

Cada um desses níveis pode alcançar dois tipos de meta:

Meta Ouro

Meta Diamante

É necessário para receber a bonificação, além de atingir as metas, a escola deve cumprir dois critérios obrigatórios (chamados de gatilhos):

Frequência mínima dos alunos (IFA)

Participação dos alunos nas provas (TPS/P)

Se a escola não cumprir algum desses critérios, não recebe a bonificação, mesmo que atinja a meta.

Se a escola não atingir a meta, ainda é possível receber a bonificação se:

O índice de qualidade for igual ou superior a 6,5 (desempenho Ouro)

Ou igual ou superior a 7,0 (desempenho Diamante)

Ou se houve melhora no desempenho em relação ao ano anterior (evolução)

índice final é calculado pelo Cumprimento de Metas (ICM) mostra o quanto a escola, Diretoria ou o órgão central atingiu as metas. A média geral desses resultados é chamada de IACM – Índice Agregado de Cumprimento de Metas, e é calculada considerando o número de alunos avaliados.

Não entra na conta as Escolas CEEJA, Quilombola e EEI não têm metas próprias e seguem os resultados da Diretoria de Ensino.

Escolas vinculadas também não têm metas próprias e seguem os resultados da escola vinculadora.

Mudanças nos ciclos (por exemplo, uma escola que passou a oferecer Ensino Médio) são consideradas com base na etapa mantida nos dois anos analisados.

Em 2024, houve aumento no número de escolas que alcançaram metas.

O índice de frequência (IFA) e a taxa de participação nas avaliações (TPS/P) também subiram.

Isso mostra uma melhora no desempenho geral da rede estadual.

A Bonificação por Resultados valoriza o esforço coletivo e ajuda a melhorar continuamente a qualidade da educação pública.
 

Para mais informações, consulte o documento em anexo.