Exibições:
Como será as atividades Tarefas no Professor Tutor ? 
 

O projeto Tarefa SP disponibiliza tarefas interativas digitais por meio da plataforma Tarefa SP, como uma extensão das atividades propostas nos volumes do livro de instrução Coruja. Essa iniciativa visa ampliar a oferta de questões e proporcionar aos estudantes novas formas de praticar as habilidades em desenvolvimento, em um ambiente digital.

Objetivo da Tarefa SP
O principal objetivo é oferecer aos estudantes mais oportunidades de prática, por meio de um formato dinâmico e interativo. Com isso, os alunos têm a chance de:
Aprofundar as habilidades trabalhadas em sala de aula;
Vivenciar o conteúdo em um novo formato (mídia digital);
Desenvolver autonomia e familiaridade com recursos tecnológicos.

Como atribuir a tarefa para os estudantes?
O tutor deve realizar a atribuição de tarefas com base no estágio de aprendizagem de cada estudante. Para isso, é fundamental:
Registrar semanalmente o volume, a parte, o eixo e o nível (cor) em que cada estudante se encontra;
Utilizar a planilha de acompanhamento como ferramenta de organização;
Atribuir a tarefa correspondente na plataforma.

Clique aqui para acessar o passo a passo de atribuição na plataforma.

Organização das Tarefas (semestre 2025.1)
As tarefas de Língua Portuguesa e Matemática estão organizadas da seguinte forma:
3 volumes
2 partes por volume
4 eixos de aprendizagem por volume
4 níveis de desempenho por eixo

Cada estudante realiza 1 tarefa digital por volume/parte/eixo/nível.

Conteúdo das Tarefas
As tarefas digitais abordam temas e contextos semelhantes aos do material Coruja, incluindo histórias infantis e elementos culturais das diversas regiões brasileiras. As habilidades mobilizadas também são as mesmas do material impresso, garantindo coerência entre os suportes.

Formato das Questões
Cada tarefa contém 6 questões interativas, apresentadas nos seguintes formatos:

Múltipla escolha (resposta única)
Múltipla escolha (respostas múltiplas)
Ordenação (frases, palavras ou números)
Certo ou errado
Preenchimento de letras ou lacunas

O projeto não inclui questões dissertativas.
Frequência de Realização das Tarefas
As tarefas devem ser realizadas uma vez por semana, preferencialmente na última aula da semana:
Turmas com três aulas semanais: realizam a tarefa na 3ª aula.
Turmas com quatro aulas semanais: realizam a tarefa na 4ª aula.

Estudo de Caso
Para apoiar os professores na implementação, está disponível um estudo de caso com um aluno fictício, que exemplifica a atribuição individualizada das tarefas ao longo das semanas do projeto.

Clique aqui para acessar o estudo de caso.

Checklist de Atribuição
Disponibilizamos também um checklist prático para auxiliar os professores na organização da rotina e garantir que os estudantes recebam as tarefas corretas:

Facilita o registro semanal na SED
Organiza o planejamento por estudante
Apoia a consistência no uso do material Coruja

Clique aqui para acessar o checklist.
Importância do Registro de Acompanhamento
Registrar o progresso dos estudantes antes da aula do Tarefa SP é essencial para:
Monitorar continuamente o avanço de cada aluno;

Garantir a atribuição precisa da próxima tarefa;
Promover o desenvolvimento contínuo;
Identificar estudantes que avançam mais rapidamente (ajuste de desafios);
Detectar alunos com dificuldades (necessidade de intervenção pedagógica).

Clique aqui para baixar o documento de registro semanal.
Clique aqui para acessar as instruções de acompanhamento.

Com essas ferramentas e orientações, o Tarefa SP se consolida como uma estratégia inovadora de apoio à aprendizagem, promovendo uma experiência mais completa e personalizada para cada estudante.

Para informação complementares clique aqui