Exibições:
Qual o objetivo do Projeto Inteligência Emocional nas Escolas Públicas? 
 

O objetivo é fortalecer a parceria entre escola e comunidade e ajudar as crianças a entenderem e lidarem melhor com sentimentos como medo, tristeza, raiva, saudade, empatia e respeito.

No Dia Mundial da Educação, o Governo de São Paulo destaca uma ação que está transformando a rotina de milhares de crianças nas escolas e em casa: a ampliação das aulas voltadas para a inteligência emocional e habilidades socioemocionais no ensino fundamental.
A partir deste ano, mais de 544 mil estudantes do 1º ao 5º ano passaram a contar com dois períodos semanais dedicados ao desenvolvimento emocional. Para isso, a Secretaria da Educação distribuiu 900 mil materiais pedagógicos a 1.400 escolas públicas.
Esses materiais incluem livros, jogos de tabuleiro e pelúcias educativas, usados tanto em sala de aula quanto em casa com as famílias. 

Nos primeiros anos (1º ao 3º), as atividades focam no autoconhecimento e no relacionamento com os colegas. Já nos anos seguintes (4º e 5º), o conteúdo aprofunda temas como colaboração, pensamento crítico, criatividade, comunicação e proatividade — habilidades importantes para o futuro escolar e pessoal dos estudantes.
As atividades também ajudam a reduzir o tempo de exposição às telas e incentivam momentos de qualidade entre pais e filhos. Cada criança leva para casa um material do projeto, promovendo atividades em família e criando uma rede de apoio afetivo.
Esse projeto é um passo importante para garantir não apenas o aprendizado escolar, mas também o bem-estar emocional das crianças, reforçando o papel da escola como espaço de cuidado, acolhimento e formação integral.