Inscrições abertas até 2 de julho para professores da rede estadual.
Professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo podem se inscrever até o dia 2 de julho no curso Matemática uma pós-graduação lato sensu gratuita em Educação Matemática oferecida pela Faculdade SESI de Educação.
Nesta terceira edição, são 500 vagas destinadas a docentes das regiões de Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José dos Campos e São José do Rio Preto. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP).
A formação é presencial, com duração de 20 meses (360 horas). O foco está em metodologias colaborativas e na resolução de problemas para aproximar o ensino da matemática da realidade dos estudantes.
As aulas começam em setembro e o conteúdo é dividido da seguinte forma:
60% sobre conhecimentos matemáticos e como ensiná-los;
20% sobre conhecimentos pedagógicos em geral;
20% voltados ao planejamento, aplicação e avaliação da prática, além do desenvolvimento do TCC.
As inscrições devem ser feitas diretamente no site da Faculdade SESI:www.faculdadesesi.edu.br/posmatematica
Mais de 1.300 professores já participam do curso:
A primeira turma começou em setembro de 2024 com 578 docentes das regiões da capital, Campinas e Sorocaba.
A segunda turma incluiu 737 professores de Cubatão, Guarulhos, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Osasco, Santa Bárbara d’Oeste e São Bernardo do Campo.
A participação no Matemática conta pontos no processo de atribuição de aulas (com pontuação semelhante ao programa Multiplica SP) e também vale para a evolução na carreira do professor, conforme as regras da rede estadual.
O objetivo da parceria entre Seduc-SP e SESI-SP é formar até 26 mil professores até 2034, com turmas sendo abertas gradualmente para atender todas as regiões do estado de São Paulo.