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Quais informações sobre a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e do Provão Paulista Seriado em 2025 ( SARESP)?

 

O SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) é uma avaliação externa de larga escala aplicada em escolas públicas estaduais e, mediante adesão, também em redes municipais e escolas particulares. Seu objetivo principal é gerar indicadores de qualidade da educação e subsidiar políticas públicas educacionais, contribuindo diretamente para:

  • O diagnóstico da aprendizagem
  • A melhoria das práticas pedagógicas
  • A formação continuada de professores
  • O planejamento escolar
  • A implementação de ações de recuperação e aprofundamento
O SARESP permite comparar os resultados das escolas paulistas com outras avaliações nacionais, como o SAEB, e também compõe o Índice de Qualidade da Educação Municipal (IQEM), conforme previsto na Lei nº 17.575/2022.
O SARESP vai muito além de uma prova: ele é uma ferramenta estratégica de gestão da aprendizagem. A partir dos dados colhidos, é possível:
  • Entender como os alunos estão aprendendo
  • Identificar lacunas e acertos no ensino
  • Tomar decisões baseadas em evidências
  • Promover intervenções pedagógicas eficazes
  • Garantir maior transparência na educação pública

Quem participa do SARESP?
A avaliação é aplicada de forma diferente conforme a rede de ensino:
Rede Estadual (obrigatória)
  • Todos os alunos de 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, em turmas regulares.
  • Avaliação é censitária e obrigatória.
Rede Municipal (mediante adesão)
  • 2º e 5º anos: aplicação e custos cobertos pela SEDUC (mediante adesão).
  • 9º ano: aplicação digital, com custos cobertos se houver adesão aos materiais didáticos da SEDUC.
  • 6º ao 8º ano: municípios arcam com os custos mediante contrato.
Escolas Particulares (voluntária)
  • Podem participar do 6º ao 9º ano, mediante contrato com a aplicadora.
  • Custos são responsabilidade da escola.

Como são as provas?
Anos Iniciais (2º e 5º anos)
  • Formato: impresso
  • Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
  • Tipo de questão: múltipla escolha
Anos Finais (6º ao 9º anos)
  • Formato: digital (exceto algumas escolas do 9º ano que farão provas impressas, por amostragem)
  • Disciplinas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza
  • Tipo de questão: múltipla escolha e resposta construída (como redação e resolução de problemas)

As provas são baseadas no Currículo Paulista e na Matriz de Referência do SARESP. O conteúdo avalia exatamente o que é ensinado em sala de aula.

Cronograma de Aplicação Regular


O cronograma de aplicação do SARESP segue datas específicas detalhadas no Anexo I da Resolução SEDUC nº 109/2025.1 Este cronograma é essencial para o planejamento das atividades escolares e a preparação dos estudantes.
Tabela 1: Cronograma de Aplicação Regular do SARESP – Ensino Fundamental
AnoData da AplicaçãoProvaModelo de Aplicação
Anos Iniciais do Ensino Fundamental   
2º EF18/11/2025Língua Portuguesa e MatemáticaImpresso
5º EF18/11/2025Língua Portuguesa e MatemáticaImpresso
Anos Finais do Ensino Fundamental   
6º EF1º dia: 28/11/2025Linguagens e Ciências da NaturezaDigital
 2º dia: 01/12/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
7º EF1º dia: 26/11/2025Linguagens e Ciências da NaturezaDigital
 2º dia: 27/11/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
8º EF1º dia: 25/11/2025Linguagens e Ciências da NaturezaDigital
 2º dia: 26/11/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
9º EF1º dia: 27/11/2025Linguagens e Ciências da NaturezaDigital
 2º dia: 28/11/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
Esta tabela é de grande valor para administradores educacionais e planejadores, pois oferece uma visão concisa e imediata de toda a aplicação regular do SARESP para o ensino fundamental. Ela delineia claramente as datas específicas, as disciplinas e o formato para cada nível de ensino, o que é crucial para o agendamento de atividades escolares, a preparação dos alunos e a alocação de recursos. Sem essa visão consolidada, a coordenação da avaliação em múltiplas séries e formatos seria significativamente mais complexa e propensa a erros.
 

Cronograma de Aplicação Extra


Uma aplicação extra do SARESP é prevista para casos de feriados municipais que coincidam com as datas de aplicação regular.1 Essa medida garante que a avaliação possa ser realizada mesmo em cenários de calendário local diferenciado.
Tabela 2: Cronograma de Aplicação Extra do SARESP – Ensino Fundamental (para casos de feriados municipais)
AnoData de Aplicação 1º diaCaderno de Prova – 1º diaData de Aplicação 2º diaCaderno de Prova – 2º diaModelo de Aplicação
Anos Iniciais do Ensino Fundamental     
2º EF28/11/2025Língua Portuguesa e Matemática--Impresso
5º EF28/11/2025Língua Portuguesa e Matemática--Impresso
Anos Finais do Ensino Fundamental     
6º EF02/12/2025Linguagens e Ciências da Natureza03/12/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
7º EF02/12/2025Linguagens e Ciências da Natureza03/12/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
8º EF02/12/2025Linguagens e Ciências da Natureza03/12/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
9º EF02/12/2025Linguagens e Ciências da Natureza03/12/2025Matemática e Ciências HumanasDigital
Esta tabela é vital para o planejamento de contingência e a flexibilidade operacional. Ao fornecer datas alternativas específicas para feriados municipais, ela assegura que todos os estudantes elegíveis tenham a oportunidade de participar do SARESP, mantendo a integridade e a natureza censitária da avaliação. Para os administradores escolares, esta tabela é uma referência crucial para evitar conflitos e garantir uma execução tranquila, especialmente em municípios com calendários de feriados variados. A previsão de uma "aplicação extra" especificamente para feriados municipais demonstra o reconhecimento das variações contextuais locais e o compromisso em garantir uma ampla participação. Essa medida logística adaptativa ilustra a flexibilidade do sistema para acomodar diversos calendários locais, prevenindo a potencial exclusão de estudantes devido a conflitos de agendamento imprevistos. Isso ressalta a importância de maximizar a participação para garantir a validade e a representatividade dos dados da avaliação censitária.

 

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) para o ensino fundamental em 2025 é estruturado como um instrumento de avaliação em larga escala com um papel estratégico fundamental na política educacional paulista. Sua aplicação abrange de forma censitária os 2º e 5º anos do ensino fundamental (anos iniciais) e do 6º ao 9º anos (anos finais), com formatos de prova adaptados a cada etapa: impressas e de múltipla escolha para os anos iniciais, e predominantemente digitais com questões de resposta construída e múltipla escolha para os anos finais.
A participação no SARESP é obrigatória para as escolas da rede estadual e se estende às redes municipais e particulares mediante adesão, com diferentes modelos de custeio que refletem um equilíbrio entre a centralização da avaliação e a descentralização da responsabilidade. A elaboração das provas é rigorosamente alinhada ao Currículo Paulista e à Matriz de Referência para Avaliação, garantindo a validade e a comparabilidade dos resultados.
A logística operacional do SARESP é planejada para ser abrangente e flexível, incluindo cronogramas regulares e datas extras para acomodar especificidades locais, como feriados municipais. A distribuição de responsabilidades entre a Secretaria da Educação, Diretorias de Ensino e unidades escolares visa a uma execução coordenada e eficiente. Além disso, o sistema demonstra um compromisso com a inclusão, oferecendo diversas provisões de acessibilidade para estudantes com necessidades educacionais especiais.
Em suma, o SARESP é uma ferramenta multifacetada que não apenas mede o rendimento escolar, mas também informa e direciona o planejamento educacional, a formação docente e as políticas públicas. Embora represente um avanço na modernização da avaliação educacional, especialmente com a transição para o formato digital, desafios relacionados à equidade digital e à capacidade de suporte das escolas para a diversidade de estudantes persistem e demandam atenção contínua no planejamento estratégico para garantir a efetividade e a inclusão do sistema em todo o Estado de São Paulo.

Para mais informações acesse o documento em anexo