Quais informações sobre a aplicação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e do Provão Paulista Seriado em 2025 ( SARESP)?
O SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) é uma avaliação externa de larga escala aplicada em escolas públicas estaduais e, mediante adesão, também em redes municipais e escolas particulares. Seu objetivo principal é gerar indicadores de qualidade da educação e subsidiar políticas públicas educacionais, contribuindo diretamente para:
- O diagnóstico da aprendizagem
- A melhoria das práticas pedagógicas
- A formação continuada de professores
- O planejamento escolar
- A implementação de ações de recuperação e aprofundamento
O SARESP vai muito além de uma prova: ele é uma ferramenta estratégica de gestão da aprendizagem. A partir dos dados colhidos, é possível:
- Entender como os alunos estão aprendendo
- Identificar lacunas e acertos no ensino
- Tomar decisões baseadas em evidências
- Promover intervenções pedagógicas eficazes
- Garantir maior transparência na educação pública
Quem participa do SARESP?
A avaliação é aplicada de forma diferente conforme a rede de ensino:
Rede Estadual (obrigatória)
- Todos os alunos de 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, em turmas regulares.
- Avaliação é censitária e obrigatória.
- 2º e 5º anos: aplicação e custos cobertos pela SEDUC (mediante adesão).
- 9º ano: aplicação digital, com custos cobertos se houver adesão aos materiais didáticos da SEDUC.
- 6º ao 8º ano: municípios arcam com os custos mediante contrato.
- Podem participar do 6º ao 9º ano, mediante contrato com a aplicadora.
- Custos são responsabilidade da escola.
Anos Iniciais (2º e 5º anos)
- Formato: impresso
- Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
- Tipo de questão: múltipla escolha
- Formato: digital (exceto algumas escolas do 9º ano que farão provas impressas, por amostragem)
- Disciplinas: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza
- Tipo de questão: múltipla escolha e resposta construída (como redação e resolução de problemas)
As provas são baseadas no Currículo Paulista e na Matriz de Referência do SARESP. O conteúdo avalia exatamente o que é ensinado em sala de aula.
Cronograma de Aplicação Regular
O cronograma de aplicação do SARESP segue datas específicas detalhadas no Anexo I da Resolução SEDUC nº 109/2025.1 Este cronograma é essencial para o planejamento das atividades escolares e a preparação dos estudantes.
Tabela 1: Cronograma de Aplicação Regular do SARESP – Ensino Fundamental
Ano | Data da Aplicação | Prova | Modelo de Aplicação |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |||
2º EF | 18/11/2025 | Língua Portuguesa e Matemática | Impresso |
5º EF | 18/11/2025 | Língua Portuguesa e Matemática | Impresso |
Anos Finais do Ensino Fundamental | |||
6º EF | 1º dia: 28/11/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | Digital |
2º dia: 01/12/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital | |
7º EF | 1º dia: 26/11/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | Digital |
2º dia: 27/11/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital | |
8º EF | 1º dia: 25/11/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | Digital |
2º dia: 26/11/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital | |
9º EF | 1º dia: 27/11/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | Digital |
2º dia: 28/11/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital |
Cronograma de Aplicação Extra
Uma aplicação extra do SARESP é prevista para casos de feriados municipais que coincidam com as datas de aplicação regular.1 Essa medida garante que a avaliação possa ser realizada mesmo em cenários de calendário local diferenciado.
Tabela 2: Cronograma de Aplicação Extra do SARESP – Ensino Fundamental (para casos de feriados municipais)
Ano | Data de Aplicação 1º dia | Caderno de Prova – 1º dia | Data de Aplicação 2º dia | Caderno de Prova – 2º dia | Modelo de Aplicação |
Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |||||
2º EF | 28/11/2025 | Língua Portuguesa e Matemática | - | - | Impresso |
5º EF | 28/11/2025 | Língua Portuguesa e Matemática | - | - | Impresso |
Anos Finais do Ensino Fundamental | |||||
6º EF | 02/12/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | 03/12/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital |
7º EF | 02/12/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | 03/12/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital |
8º EF | 02/12/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | 03/12/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital |
9º EF | 02/12/2025 | Linguagens e Ciências da Natureza | 03/12/2025 | Matemática e Ciências Humanas | Digital |
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) para o ensino fundamental em 2025 é estruturado como um instrumento de avaliação em larga escala com um papel estratégico fundamental na política educacional paulista. Sua aplicação abrange de forma censitária os 2º e 5º anos do ensino fundamental (anos iniciais) e do 6º ao 9º anos (anos finais), com formatos de prova adaptados a cada etapa: impressas e de múltipla escolha para os anos iniciais, e predominantemente digitais com questões de resposta construída e múltipla escolha para os anos finais.
A participação no SARESP é obrigatória para as escolas da rede estadual e se estende às redes municipais e particulares mediante adesão, com diferentes modelos de custeio que refletem um equilíbrio entre a centralização da avaliação e a descentralização da responsabilidade. A elaboração das provas é rigorosamente alinhada ao Currículo Paulista e à Matriz de Referência para Avaliação, garantindo a validade e a comparabilidade dos resultados.
A logística operacional do SARESP é planejada para ser abrangente e flexível, incluindo cronogramas regulares e datas extras para acomodar especificidades locais, como feriados municipais. A distribuição de responsabilidades entre a Secretaria da Educação, Diretorias de Ensino e unidades escolares visa a uma execução coordenada e eficiente. Além disso, o sistema demonstra um compromisso com a inclusão, oferecendo diversas provisões de acessibilidade para estudantes com necessidades educacionais especiais.
Em suma, o SARESP é uma ferramenta multifacetada que não apenas mede o rendimento escolar, mas também informa e direciona o planejamento educacional, a formação docente e as políticas públicas. Embora represente um avanço na modernização da avaliação educacional, especialmente com a transição para o formato digital, desafios relacionados à equidade digital e à capacidade de suporte das escolas para a diversidade de estudantes persistem e demandam atenção contínua no planejamento estratégico para garantir a efetividade e a inclusão do sistema em todo o Estado de São Paulo.
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