Como funciona o processo eleitoral do Grêmio Estudantil?
Para o processo eleitoral, os alunos terão que escolher dois representantes por sala, que irão compor o Conselho de Representantes da chapa.
Um professor deve organizar este processo. Em seguida, haverá a realização de uma Assembleia Geral com participação de todos os estudantes da unidade de ensino, no qual a diretoria anterior do grêmio prestará contas de suas ações na escola.
Na Assembleia, também será apresentado o conselho com os novos representantes do grêmio e escolhida a nova comissão eleitoral, que se reunirá com um representante da equipe da unidade escolar para discussão do estatuto que irá reger a chapa. O estatuto deverá ser apresentado, já com o calendário definido para a abertura do processo eleitoral, que deve ser aprovado pelo Conselho de Representantes. Em seguida, acontece a divulgação da abertura do processo eleitoral para todos os estudantes. Caberá ao professor mediador ou gestor responsável pelos grêmios de cada escola promover reuniões para informar os alunos gremistas sobre as funções de cada membro do Grêmio.
Cada chapa deve enviar sua inscrição para a comissão eleitoral de acordo com calendário de organização para o processo eleitoral.
A partir desse momento, as chapas inscritas devem iniciar a campanha eleitoral na escola, apresentando as propostas e projetos para a melhoria da unidade de ensino, de acordo com as regras determinadas pela comissão eleitoral.
A eleição para definir os grêmios que representarão as escolas acontece em seguida.
O vencedor será divulgado no dia posterior a eleição, com a posse da diretoria gremista na escola.