Exibições:

Como funciona o SEC - Serviço Especial Conveniado - Ligado?

 

 

O Serviço Especial – SEC (LIGADO) é um serviço de transporte especial que atende as necessidades dos alunos regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino (REE) e demais instituições conveniadas e/ou credenciadas com a SEDUC – Secretaria da Educação do Estado, com o objetivo de estimular sua inserção, abrangendo alunos indicados pelas Diretorias de Ensino, no Sistema de Transporte Metropolitano já existente. 

Atualmente, esse serviço é realizado especificamente mediante contrato firmado entre a EMTU e a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Campinas, sendo o custeio da execução do serviço integralmente absorvido pela Secretaria da Educação.


 

Como funciona;

O atendimento pelo Serviço Especial – SEC (LIGADO) se dá por meio de Contrato da EMTU com a SEDUC e é destinado somente aos alunos regularmente matriculados na Rede Estadual de Ensino (REE) e demais instituições conveniadas e/ou credenciadas para o atendimento dos alunos indicados pelas Diretorias de Ensino. A regulamentação ocorre por meio da Resolução SE 27/2011, que disciplina a concessão de transporte escolar para assegurar aos alunos o acesso às escolas públicas estaduais. Para solicitar o atendimento, é necessário que o responsável pelo aluno procure a Unidade Escolar e efetue o cadastro. 

A atual frota em operação não é própria e é constituída de operadores credenciados à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), contando com 606 veículos adaptados e adequados ao transporte de passageiros cadeirantes e não cadeirantes. O serviço faz atendimento do tipo “porta a porta”. Em média, foram atendidas 5.300 pessoas, sendo 4.700 alunos e 600 acompanhantes do ensino regular e de conveniadas/credenciadas com a Secretaria da Educação. Desde 2020, o Serviço Especial – LIGADO realizou mais de 6.239.000 atendimentos entre as residências e as 1.000 escolas ou instituições conveniadas/credenciadas com a Secretaria de Educação na Região Metropolitana de São Paulo e na Região Metropolitana de Campinas.

Nos 15 anos de operação, a avaliação do serviço esteve sempre acima de 90% de satisfação.

Com a implementação de novo procedimento de gerenciamento por meio de uso do APP – Operador, garantiu-se o acompanhamento detalhado da operação e do sistema para correção e atualização da plataforma do “e-SEC”, que é uma ferramenta de gerenciamento que auxilia o Modelo de Governança para a obtenção de transparência e segurança nas informações. 

LIGADO é um projeto que integra políticas públicas de acessibilidade e que proporciona o direito de mobilidade a crianças e jovens, alunos da Rede Estadual de Ensino, que de outra forma não teriam acesso ao transporte, mesmo havendo viabilidade de atendimento, em situações em que se faz necessário dar tratamento adequado às necessidades especiais dos alunos devido a deficiências, síndromes ou patologias que dificultam a utilização do transporte coletivo regular, considerando-se também as necessidades de deslocamentos em áreas inóspitas devido a caraterísticas topográficas.

Para saber mais sobre o serviço LIGADO, envie e-mail para ligado@emtu.sp.gov.br ou entre em contato com nossa central de atendimento exclusiva pelo telefone 0800 771 17 37, de segunda a sexta-feira, das 5h00 às 23h00, e aos sábados, das 7h00 às 19h00.