O que é a compatibilização de vagas?
Compatibilização é o procedimento realizado por meio da plataforma Secretaria Escolar Digital – SED, de forma automática, por meio do qual ocorre a leitura da demanda inscrita e das as vagas existentes, alocando os estudantes de acordo com a sua continuidade de ensino, georreferenciamento do endereço residencial cadastrado e outros critérios em casos específicos.
Quais são os critérios que o sistema utiliza no momento de decidir onde alocar o aluno (compatibilização automática)?
Os critérios para compatibilização automática são: Continuidade da Definição (se fase da Definição), distância, intenção de atendimento em integral, alunos com necessidade de acessibilidade, gêmeos, irmãos e os demais alunos. Isso para cada fase da matrícula, vale ressaltar que as Definições têm prioridade na rodada sobre as inscrições, conforme Resoluções SE 45 e 46/2018.
Quando ocorre a compatibilização?
Há dois tipos de compatibilização ao longo do ano, o primeiro, visa atender a demanda cadastrada durante o período de matrícula antecipada e rematrícula que ocorre de acordo com o Cronograma anual estabelecido, geralmente no final do ano. E o segundo visa atender aos estudantes periodicamente, que ocorre todas as terças e quintas-feiras, a fim de alocar os estudantes inscritos fora da rede ou que solicitam transferência das suas escolas.
Qual a importância da Compatibilização de vagas?
A compatibilização de vagas garante a todo o processo de matrícula a igualdade no acesso a vagas, cujo principal critério de alocação seja o atendimento à continuidade de estudos na mesma unidade e a localização, sempre com base na geolocalização do endereço residencial cadastrado e existência de vagas.