• Entrar
  • Exibições:

    Onde é permitido gastar os recursos na área de tecnologia?

      1. Manutenção de equipamentos de informática:

        1. Escolas com equipamentos usados, mas que ainda apresentem condições de uso e que necessitem de algum tipo de manutenção pontual, como troca de peças queimadas ou defeituosas, instalação ou reinstalação de software, assim como outros problemas, podem realizar a contratação de serviço de manutenção de equipamentos e compra de peças de informática com recursos do PDDE Paulista. 

        1. A SEDUC-SP recomenda a contratação de empresa especializada da região e que ofereça garantia mínima de 30 dias e atendimento na própria unidade escolar. 

        1. São exemplos de equipamentos defeituosos que podem ser consertados: caixas de som, impressoras, computadores, notebooks, monitores, projetores, entre outros.

        1. Orientação importante para os gestores: é papel da APM verificar se o valor para conserto ou reposição de peças de um equipamento é mais vantajoso do que a reposição completa do objeto. Sugere-se que caso o valor para conserto ultrapasse 60% do valor de compra de um novo item, seja feita a reposição completa.

      1. Aquisição de equipamentos periféricos e peças de informática:

        1. Poderão ser adquiridos itens periféricos de informática que garantam o efetivo exercício das administrativas e pedagógicas da escola como: mouse, teclado, webcam, cabos, carregadores e fontes de alimentação, caixas de som para computador, assim como peças de reposição de informática, como memórias, conectores, placas, entre outros.

        1. No caso de necessidade de contratação de serviço para manutenção dos equipamentos, a compra das peças de reposição pode estar inclusa no mesmo serviço, não sendo necessário a unidade escolar realizar dois processos distintos.

      1. Aquisição de equipamentos de informática:

        1. Nesse item, vale ressaltar que a SEDUC está realizando a elaboração de atas de registro de preços as quais as APMs poderão ser participantes. No momento duas atas estão em construção: notebooks para uso pedagógico e televisores, estabilizadores e suportes. Para a aquisição desses itens, é necessário aguardar a conclusão das atas e manifestar, no momento de consulta pela SEDUC, o interesse em participação nas mesmas.

        1. Para a aquisição de outros itens necessários para a realização das atividades pedagógicas e administrativas da escola como impressora, projetor, caixa de som, pontos de acesso wifi, replicadores de sinal, entre outros, foi disponibilizado pela SEDUC especificações técnicas mínimas para nortear o processo de aquisição. 

      1. Manutenção e implementação de infraestrutura física

        1. Caso a escola tenha necessidade de reparo urgente em sua rede de infraestrutura lógica/elétrica ou mesmo de ampliação para a instalação de novos equipamentos, prioritariamente em espaços para uso pedagógico, os recursos do PDDE Paulista poderão ser utilizados para contratação de empresa especializada na realização desse tipo de serviço.

      1. Aquisição de softwares para a realização de atividades pedagógicas

        1. Escolas que possuam a necessidade de aquisição de softwares para a realização de atividades de cunho pedagógico necessárias para o desenvolvimento do Currículo Paulista, poderão utilizar os recursos do programa para esse fim.

        1. Ressalta-se as escolas que ofertam cursos técnicos, no âmbito do programa Novotec, que podem necessitar de programas específicos para a efetivação do mesmo podem utilizar os recursos do PDDE Paulista para essa finalidade.