Exibições:
Como faço para esclarecer minhas dúvidas sobre Redação Paulista? 
 
 
Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, segue a FAQ: 
 

1 - É possível alterar a nota final?

 

A ferramenta de nota do sistema de redação atualmente é composta pela: sugestão de nota ortográfica do language tool, nota do critério avaliativo com base nos apontamentos do professor e nota final sendo composta inicialmente pela soma da nota ortográfica e a nota do critério avaliativo. Essa nota pode ser alterada pelo professor ficando a critério do mesmo a inserção final do valor da nota nesse campo.

 

2 - Como buscar as atividades do tipo redação criadas de turmas específicas?

 

Sugerimos que seja utilizada a tela de “Atividades " dentro do gerenciador de tarefas no caminho: Modelo/Atividades/Detalhe da Atividade. Essa busca retorna apenas as atividades (prova, tarefa e redação) respondidas pelos alunos da referida turma.

A identificação (nome da turma), está na coluna “rótulo” na tela de atividade.

 

3 - É possível cancelar uma redação já corrigida?

 

Não, neste momento ainda não é possível cancelar uma redação já corrigida.

O professor pode solicitar antes de finalizar a correção que o aluno realize a revisão da redação incluindo um comentário ao final da correção, depois de finalizada não é mais possível fazer alteração.

 

4 - É possível alterar a data de vigência de uma redação?

Sim, a data do “prazo” de vigência da atividade pode ser alterada no Gerenciador de Tarefas dentro da Atividade.

 

5 - É possível enviar redação para somente 1 aluno?

Não, neste momento não é possível enviar a redação para apenas um aluno e sim para turma ou turmas a depender da quantidade de turma e o vínculo com atribuição de aulas do professor.

 

6 - Onde buscar a atividade, no gerenciador, com o código localizador?

 

O código do localizador atualmente está atrelado aos Materiais Digitais no modelo público. O professor deve verificar o código no material digital e inserir no caminho: Atividade/Modelo e selecionar a opção do localizador.

O localizador também pode ser utilizado pelo professor na criação de modelos autorais.

 

7 - Um dos alunos da turma não aparece na lista de atividades realizadas.

Verifique a matrícula dele na SED, se está ativa ou  se está na escola correta. Verificar se tem mais páginas na tela (parte inferior da página). Quase todos os casos que recebemos, falando que não encontram a redação do aluno, é sobre essa verificação.

 

8 - É possível possibilitar ao professor a edição da quantidade mínima de palavras?

Neste momento não é possível que o professor edite a quantidade mínima, somente é possível alterar a quantidade e máxima de palavras.

 

9 - ´É possível considerar redação agendada como publicada?

Não, ao agendar uma redação ela aparece na tela de “atividades” como “agendada”.

 

10 -É possível possibilitar ao estudante fazer upload de imagens?

Não, neste momento o estudante não consegue escrever uma redação incluindo uma imagem.

 

11- É possível possibilitar ao professor fazer upload de imagens?

Sim o professor consegue realizar upload de imagens no enunciado e no texto de apoio.

 

12- O rascunho está salvo, mas o aluno não consegue enviar o que fazer?

O rascunho é uma possibilidade de o aluno continuar a redação posteriormente. Logo, espera-se que ele edite o texto de alguma forma,  habilitando a correção online e na sequência a possibilidade de enviar a redação.

Antes de enviar as redações elaboradas, o estudante precisa clicar no botão “correção online” e então salvar como rascunho. Lembrando que, ao voltar no rascunho, o aluno precisa pelo menos acessar seu texto e realizar uma ação (pode ser colocar um ponto e apagar) para aparecerem as opções.

 

13 - É possível gerar um pdf por turma das notas atribuídas?

Por enquanto, não é possível.

 

14 - As notas das redações, assim como tarefas, serão lançadas automaticamente na composição das notas bimestrais, assim como acontece com a Nota da Prova Paulista?

Por enquanto, não.

 

15 - Temos redações que não permitem atribuir nota, mesmo fazendo todos os procedimentos corretamente.

 

O professor pode editar a nota ,no campo NOTA, a qualquer momento.

 

16 - Salas multisseriadas podem fazer a redação? A diretora disse que aparece para professora fazer, mas no BI da escola aparece somente os alunos do EM que não são multisseriadas.

O professor tem autonomia para postar as propostas de redação, independente do BI.

 

17 - É necessário alterar o prazo de entrega da redação para conseguir corrigir quando o prazo foi expirado?

Não é necessário alterar o prazo, caso o aluno tenha enviado a redação antes da expiração.

 

18 - As redações têm que ser realizadas com qual frequência na plataforma?

Deve-se lançar, no mínimo, uma proposta de redação a cada mês.

 

19 - A redação não aparece com os erros apontados pelo Language Tool.

O professor deve acessar sua proposta e verificar se selecionou “redação” em “tipo de questão”.

 

20 - Caso o professor de Língua Portuguesa titular da turma esteja afastado, como realizar a redação no sistema?

A proposta de redação só pode ser postada na plataforma pelo professor da turma. Nenhum outro profissional da escola deve entrar no perfil daquela aula. Logo a UE deve esperar o retorno do professor para que o mesmo poste sua proposta.

 

21 - O professor está com dificuldade de localizar sua turma no momento de publicar a redação.

Todas as turmas têm o código CIE em sua composição. Verificar se é o mesmo da escola/turma que deseja publicar

 

22 - Como seleciono o gênero da minha proposta de redação?

Os gêneros são lançados mensalmente pela equipe de Plataformas de acordo com o conteúdo do Material Digital.

 

23 - É possível alterar os critérios de avaliação da minha proposta após ela ter sido publicada?

Após a publicação da proposta, o professor não consegue fazer alteração dos critérios de avaliação. Isso funciona como uma forma de manter a licitude do processo.

 

24 - Os alunos entregaram a redação, que por sua vez foi corrigida, mas os dados do BI não alteram.

Normalmente isso ocorre porque o professor não finalizou o processo de correção. Para que ele tenha certeza de que finalizou, é preciso aparecer um ícone verde escrito: concluído.