Exibições:

Para estudantes em continuidade (1º ou 2º termo no 2º semestre de 2023, como será as Matrizes Curriculares da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio? 

 

 

Esses estudantes deverão ser matriculados no curso com uma organização curricular de 3 termos. Além disso, precisarão passar por uma adaptação de carga horária da Formação Geral Básica (FGB), conforme orientações específicas.


Anos Iniciais do Ensino Fundamental

No Programa de Educação nas Prisões (PEP), os anos iniciais têm cursos com organização flexível. As aulas têm 45 minutos de duração e o tempo necessário para alfabetização e letramento matemático varia de acordo com o progresso dos estudantes.


Anos Finais do Ensino Fundamental

Organizados em 4 termos.

Carga horária semanal: 27 aulas de 45 minutos, totalizando 1.620 horas, sendo:

1.500 horas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

120 horas da Parte Diversificada.

No período noturno, 2 aulas de Educação Física serão realizadas no contraturno.


Ensino Médio

Organizado em 3 termos.

Carga horária semanal: 27 aulas de 45 minutos no 1º e 2º termos, e 28 aulas no 3º termo.

Carga horária total:

990 horas de Formação Geral Básica (FGB).

240 horas de Itinerários Formativos (IF), totalizando 1.230 horas.

Itinerários Formativos:
Os Itinerários oferecem aprofundamentos em duas áreas:

Ciências da Natureza e Matemática (CNT/MAT).

Linguagens e Ciências Humanas (LGG/CHS).

Distribuição das aulas de Itinerários Formativos:

1º e 2º termos: 5 aulas semanais.

3º termo: 6 aulas semanais (1 delas destinada a Redação e Leitura, no período noturno ministrada em contraturno).

Atribuição de aulas:
A prioridade é dada a professores com licenciatura na área específica, seguida por habilitações alternativas e qualificações específicas, sempre respeitando a organização curricular.


Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA)

Ensino Fundamental: Contempla os componentes curriculares da BNCC.

Ensino Médio: Inclui Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, os mesmos da EJA de presença obrigatória.

Os CEEJA devem ofertar 2 Itinerários:

Ciências da Natureza e Matemática (CNT/MAT).

Linguagens e Ciências Humanas (LGG/CHS).

Os professores responsáveis pelos componentes organizam roteiros de estudos, avaliações e acompanham o progresso com o Coordenador de Gestão Pedagógica.


Avaliação

A Formação Geral Básica e os Itinerários Formativos são semestrais, com registros bimestrais de notas de 0 a 10, em números inteiros.

Professores podem usar diferentes métodos avaliativos para verificar o desempenho dos estudantes.

Essa organização curricular busca garantir flexibilidade e atender às necessidades específicas de cada estudante, priorizando o desenvolvimento integral e o progresso individual.

 

 

Para mais informações clique aqui e acesse a Resolução SEDUC - 58, de 16-11-2023