Exibições:

Quais serão os procedimentos da Prova Paulista  Educação Especial?

 

 

A aplicação das provas digitais aos estudantes elegíveis da Educação Especial seguirá o mesmo cronograma.
Para a realização dessas provas é necessário disponibilizar as acessibilidades de acordo com a necessidade educacional dos estudantes, respeitando-se as especificidades de cada um, com a adoção das mesmas estratégias utilizadas em sala de aula, bem como os apoios, recursos e serviços já ofertados aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial.
Ressalta-se que é essencial a permanência do professor especializado que já atende aos estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial. Nesse sentido, cabe à Equipe de Educação Especial das Diretorias de Ensino
atuar em colaboração com os professores especializados e a equipe gestora das unidades escolares, na antecipação das ações e adoção de estratégias que apoiarão esses estudantes na realização das avaliações,
incluindo a disponibilização de espaço e equipamentos adequados.
As provas devem ter acessibilidades de acordo com a necessidade educacional do estudante, respeitando-se as seguintes especificidades:
A. Estudante com Deficiência Visual
• ledor;

• escriba.
B. Estudante com Baixa Visão
• ledor;
• escriba;
• uso de tablet - ampliação ou outros equipamentos adequados.
C. Estudante com Surdez/Deficiência Auditiva
• apoio do professor intérprete, na tradução e interpretação na Língua Brasileira de
Sinais - LIBRAS.
D. Estudante com Deficiência Física:
• ledor;
• escriba;
• uso de tablet - ampliação ou outros equipamentos adequados.
E. Estudante com Deficiência Intelectual e TEA:
• seguir o proposto para a sala em que está inserido, no entanto esses estudantes precisam de apoio individualizado para compreensão das comandas e tempo maior para a realização da prova. O professor especializado que acompanha o estudante poderá oferecer esse apoio individualizado.