Quais os requisitos para participar da seleção do Quadro do Magistério para compor a equipe do Centro de Apoio Pedagógico (CAPE)?
O Centro de Apoio Pedagógico (CAPE), do Departamento de Modalidades Educacionais e Atendimento Especializado (DEMOD), órgãos técnicos da Secretaria da Educação (SEDUC), é o Centro responsável pelas
ações voltadas à Educação Especial. Suas responsabilidades abrangem diversas áreas, todas voltadas para garantir o acesso e a qualidade do ensino para os estudantes elegíveis aos serviços da Educação Especial.
Todas as atribuições do CAPE estão alinhadas com as disposições legais estabelecidas no Decreto nº 64.187 de 18-04-2019, bem como na Política de Educação Especial do Estado de São Paulo, nos Decretos nº 67.634 e nº 67.635 de 06-04-2023 e na Resolução SEDUC de 21-06-2023.
Esses instrumentos normativos delineiam os princípios e diretrizes que orientam as ações do Centro, visando garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes.
Relacionamos, a seguir, os procedimentos para atuação na referida Coordenadoria:
I – Objeto
Seleção de profissional do Quadro do Magistério (QM), titulares de cargo, para compor equipe de técnicos
para atuação na COPED/DEMOD/CAPE.
II – Requisitos obrigatórios
Os candidatos deverão atender aos seguintes requisitos obrigatórios que especificam as condições funcionais
necessárias para o afastamento a este Centro:
● Ser titular de cargo do Quadro do Magistério;
● Ter concluído estágio probatório;
● Obter anuência do superior hierárquico;
● Não estar em procedimento de aposentadoria;
● Ter licenciatura em Educação Especial e/ou Especialização em Educação Especial e/ou Psicopedagogia;
● Conhecer a Política Pública da Educação Especial do Estado de São Paulo;
● Ter familiaridade com leitura e escrita de textos normativos e legais;
● Ter experiência em atividades que envolvam Educação Especial, tais como acessibilidade curricular, adaptação de materiais e rotinas, conhecimentos relacionados à elaboração e execução do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), bem como experiência em articulações que envolvam pessoas e/ou Departamentos da Educação Especial serão um diferencial.
Inscrição e análise das candidaturas
As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento do formulário https://forms.gle/gXKxTLkp1kLR7VuV6 até o dia 09/08/2024, que tem como objetivo identificá-lo e levantar
algumas informações básicas sobre o seu perfil e áreas de interesse de trabalho.
No formulário, haverá um campo para a inclusão do currículo profissional, no qual deverá constar a formação e a experiência profissional tanto na Secretaria da Educação, quanto em outras instituições.
Sobre as vagas
As oportunidades de trabalho estão localizadas no Município de São Paulo, Praça da República, n° 53 – para jornada de 40 horas semanais, a serem cumpridas presencialmente.
Etapas do processo seletivo
Etapa 1 – Análise Curricular;
Etapa 2 – Entrevista via Teams a ser agendada oportunamente.
A participação neste processo de cadastramento não implica, necessariamente, no seu afastamento para as Coordenadorias ou qualquer outro órgão da Secretaria da Educação (SEDUC), ou em garantia de contato.
A sua inscrição não implica em qualquer comprometimento prévio de sua parte com este órgão, apenas uma intenção.
Os interessados que já estejam afastados nos órgãos centrais ou Diretorias de Ensino poderão participar desta Chamada mediante anuência do superior hierárquico.