Objetivo
A Olimpíada de Redação São Paulo-REDASP tem por objetivo incentivar a produção textual a fim de contribuir para o desenvolvimento das competências previstas no Currículo Paulista de modo que os estudantes possam utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação. Além disso, é uma iniciativa que busca valorizar a autoria dos estudantes por meio da produção textual.
Público-Alvo
Poderão participar da REDASP estudantes matriculados nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º, 7º, 8º e 9º anos); e no Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), que são aptos a realizar a Prova Paulista, das Escolas da Rede Pública do Estado de São Paulo de Tempo Parcial e de Tempo Integral. Para a avaliação nas etapas que compõem o concurso, os estudantes serão agrupados de acordo com os anos/séries.
Redações - FASE ÚNICA
A REDASP acontece em fase única e é organizada por comissão específica sob responsabilidade da SEDUC-SP. A Fase Única acontece em agosto, por meio da escrita de texto, on-line, na plataforma de Redação Paulista, ferramenta já usada no ambiente virtual escolar. Os estudantes deverão escrever, na plataforma, texto sobre tema específico elaborado para a Olimpíada de Redação. A escrita da redação para a Olimpíada deverá acontecer obrigatoriamente na escola e no turno do estudante.
Detalhamento
A Fase Única acontecerá entre os dias 19 e 27 de agosto de 2024, conforme cronograma detalhado no item 5 deste regulamento.
Os temas de redação preparados para a Olimpíada discutirão assuntos contemporâneos e os gêneros textuais serão adequados ao ano/série do estudante, considerando o Currículo Paulista, e serão escritos, de forma on-line, no CMSP (Centro de Mídias da Educação de São Paulo), na plataforma de Redação Paulista.
Os temas serão especialmente elaborados para a Olimpíada de Redação. Sendo assim, a realização da Olimpíada de Redação será contabilizada no Painel da Plataforma Redação Paulista.
Os gêneros textuais escolhidos terão características das tipologias dissertativa e argumentativa.
Os textos deverão obedecer às instruções da Proposta de Redação construída para cada ano/série.
A duração da redação será de 1h e 30 minutos.
Haverá limitação quanto ao número de palavras, sendo que:
Os textos do 6° ao 9° ano deverão apresentar de 100 a 250 palavras, podendo ser desclassificado o estudante que não cumprir a exigência.
Os textos das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio deverão apresentar de 120 a 350, podendo ser desclassificado o estudante que não cumprir a exigência.
As Equipes das Diretorias de Ensino (DEs) serão responsáveis pela mobilização e pelo acompanhamento das escolas para a aplicação da redação, sendo aconselhável a fiscalização por dois ou mais membros do quadro escolar.
Não será permitida consulta, caso ocorra, o estudante será advertido e desclassificado. Durante a realização da prova, o aplicador deve manter-se circulando entre as carteiras, fiscalizando os candidatos para evitar que haja possibilidades de consulta.
Alunos eleitos à Educação Especial terão direito ao apoio que normalmente já possuem dentro das unidades escolares, no que diz respeito à realização de avaliações e à produção textual, e a tempo estendido de prova, se for o caso.
A escola poderá ceder folha de rascunho ao estudante e esta deverá ser deixada com o Professor/Fiscal responsável pela aplicação no término da Redação.
Não haverá um segundo dia para aplicação da redação, mesmo para caso de falta de energia ou outros motivos.
Caso haja feriado municipal em um dos dias de aplicação da redação, a Diretoria de Ensino deverá informar a Banca Organizadora para que esta viabilize a reabertura do sistema, de acordo com calendário programado e específico para estes casos, para o (a) ano/série que não pôde realizar a Olimpíada no dia.
Pré-Seleção
Serão pré-aprovados:
10% (dez por cento) do total de estudantes participantes por escola, por ano/série, com os melhores textos.
A seleção será eliminatória e acontecerá dentro da própria escola do estudante.
Para a avaliação dos textos, serão usados os seguintes critérios: convenção de escrita (ortografia, morfologia, sintaxe, semântica, linguagem entre outros aspectos linguísticos); aderência ao tema; adequação ao gênero; presença de marcas de autoria.
O professor não poderá fazer nenhum tipo de devolução do texto para o estudante pela plataforma Redação Paulista. Caso a redação seja devolvida para qualquer tipo de ajuste, haverá desclassificação automática do estudante na Olimpíada.
Como critério de desempate, serão consideradas, respectivamente, a nota do estudante no componente de Língua Portuguesa na Prova Paulista do segundo bimestre e a frequência do estudante.
e de acordo com o ano/série dos estudantes e com as particularidades do gênero textual. Nessa classificação, serão avaliados apenas os 10% (dez por cento) dos textos pré-selecionados.
Classificação Municipal pela Banca Avaliadora de Redações
A avaliação das redações em nível municipal será realizada por meio de Banca Avaliadora específica, conforme os critérios avaliativos presentes na plataforma Redação Paulista e de acordo com o ano/série dos estudantes e com as particularidades do gênero textual. Nessa classificação, serão avaliados apenas os 10% (dez por cento) dos textos pré-selecionados.
Para a avaliação dos textos, serão usados os seguintes critérios: convenção de escrita (ortografia, morfologia, sintaxe, semântica, linguagem entre outros aspectos linguísticos); aderência ao tema; adequação ao gênero; presença de marcas de autoria.
Para efeito de classificação, será considerada a média da soma da primeira nota do texto e da segunda nota, dada pela Banca Avaliadora, composta por profissionais da área de Linguagens.
Serão aprovados e classificados com medalhas de ouro, prata e bronze os 5% (cinco por cento) dos estudantes mais bem colocados, conforme detalhado no item 6 deste regulamento.
Como critério de desempate, serão consideradas, respectivamente, a nota do estudante no componente de Língua Portuguesa na Prova Paulista do segundo bimestre e a frequência do estudante.
Haverá ainda classificações extra e notas de corte mínimas a critério da Banca Avaliadora da SEDUC-SP.
Para municípios pequenos, a distribuição de medalhas pode ser alterada a critério da Banca Avaliadora da SEDUC-SP.
Os resultados serão divulgados na segunda quinzena do mês de outubro.
As classificações serão feitas por município, com exceção dos municípios de Campinas, Guarulhos e São Paulo que terão suas classificações subdivididas de acordo com as Diretorias de Ensino. Dentro das regiões, teremos classificações por ano/série.
CRONOGRAMA E HORÁRIO PARA APLICAÇÃO DA REDAÇÃO
Observação: A aplicação da redação será feita no primeiro turno possível para cada escola/ano/série. Por exemplo, escolas PEI que iniciam no turno da manhã deverão aplicar a redação no horário da manhã. Em casos de exceção, a escola poderá aplicar a redação para um segundo grupo de estudantes no mesmo turno, logo após o primeiro horário, sendo o horário de término estendido para essas escolas.
PREMIAÇÃO - FASE ÚNICA
Estudantes, professores, escolas e Diretorias de Ensino serão premiados, em eventos de premiação, de acordo com o seguinte detalhamento:
Estudantes
Serão premiados com medalhas os estudantes que estiverem entre os 5% melhor
classificados por município, sendo:
Medalha de OURO para os estudantes que estiverem entre os 0,6% melhor classificados no município;
Medalha de PRATA para os estudantes com classificação acima de 0,6% até 2%;
Medalha de BRONZE para os estudantes com classificação acima de 2% até 5%.
Professores
Medalha Olímpica para professores de acordo com critérios relativos aos seus estudantes premiados e número total de estudantes do professor. Será contemplado um professor por escola com menos de 700 (setecentos) estudantes (Anos Finais do Ensino Fundamental + Ensino Médio) e dois professores para as demais escolas. Havendo empate, será usada a nota dos estudantes no componente de Língua Portuguesa da Prova Paulista do segundo bimestre.
Escolas
Medalha Olímpica para os Diretores representantes de 20% das melhores escolas em cada Diretoria de Ensino, de acordo com critérios relativos à quantidade de medalhistas da escola e à nota das redações. Havendo empate, será considerada a nota da Prova Paulista, do segundo bimestre, do componente curricular de Língua Portuguesa.
Diretorias de Ensino
Troféu Olímpico para as DEs que atingirem 90% ou mais de participação dos estudantes ou as 20 Diretorias de Ensino que obtiverem o maior engajamento na participação dos alunos.
Caberá à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) e às Diretorias de Ensino divulgar e estimular a participação dos estudantes na Olimpíada de Redação do Estado de São Paulo–REDASP.
É vedada a participação de estudantes que não estejam regularmente matriculados em instituições de ensino da Rede Pública do Estado de São Paulo e que não sejam aptos a realizar a Prova Paulista.
Os casos não previstos neste regulamento serão analisados pela comissão da SEDUC-SP responsável pela realização da REDASP.
Ao participar da Olimpíada, regida por este Regulamento, o estudante participante e o seu responsável legal declaram estar cientes de que todos os dados pessoais informados serão utilizados e tratados pela SEDUC-SP para realização de atividades relacionadas à Olimpíada, bem como a sua atividade fim, como gestão, controle e transparência, divulgação de resultados do concurso, sem prejuízo de outras. Todas as imagens coletadas do estudante participante durante a Olimpíada poderão ser utilizadas pela SEDUC-SP para divulgação, prestação de contas e publicidade de suas ações, ficando, desde logo, o uso dessas imagens autorizadas pelo estudante participante e seu responsável legal, resguardada a citação de sua autoria.