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Qual é a relação entre a lista de descritores do Ensino Fundamental da Prova Ouro e os materiais digitais utilizados na sala de aula em 2024?
 
 
O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (SARESP) é uma forma da rede estadual paulista avaliar o desempenho dos estudantes e entender a qualidade do ensino ofertado. Com a publicação da Resolução SEDUC nº 65, de 17 de setembro de 2024, foram instituídas como componentes oficiais do SARESP a Prova Ouro, destinada aos estudantes do Ensino Fundamental, e o Provão Paulista Seriado, destinado aos estudantes do Ensino Médio.
A Prova Ouro é realizada anualmente por todas as turmas dos 2⁰, 5º, 6º, 7º, 8º e 9⁰ anos do Ensino Fundamental.
Em 2024, os alunos do 2⁰ e 5⁰ ano farão avaliações focadas em Língua Portuguesa e Matemática. Além das provas desses componentes, os alunos dos 6⁰ ao 9⁰ ano também farão provas de Ciências, História, Geografia e Inglês.
As datas de realização da Prova Ouro foram definidas na Resolução SEDUC nº 50, de 22 de julho de 2024.
O Provão Paulista é, desde 2023, uma das formas de os estudantes do Ensino Médio ingressarem em instituições de Ensino Superior como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). O calendário do Provão foi publicado na Resolução SEDUC nº 50, de 22 de julho de 2024, e sofreu alteração com a Resolução SEDUC nº 59, de 26 de agosto de 2024.
Todas as avaliações do SARESP são construídas a partir das Matrizes de Referência de Avaliação do SARESP.
As matrizes são documentos orientadores abrangentes. Portanto, ano a ano, durante a definição do que será efetivamente cobrado na avaliação, as habilidades e os conteúdos previstos nas matrizes passam por um processo de priorização e detalhamento. Ou seja, é realizado um recorte e um afunilamento do que será avaliado.
Para o Provão Paulista, foram publicados os conteúdos programáticos de todos os componentes para cada uma das séries do Ensino Médio no Edital n° 002/2024, de 22 de julho de 2024.
Para o Ensino Fundamental, foram criadas listas de descritores, que descrevem o que os estudantes devem ser capazes de demonstrar ao responder determinada questão em cada componente de cada ano.
Para dar segurança para todas as escolas neste momento de realização das avaliações, preparamos este documento para ajudar os professores  do Ensino Fundamental a compreender como o trabalho pedagógico realizado ao longo do ano inteiro com o apoio dos materiais digitais preparou os estudantes para as provas.
É importante ressaltar que, assim como as avaliações do SARESP são baseadas nas Matrizes de Referências, considerando um processo de priorização, os materiais digitais são formulados com base no Currículo Paulista, também a partir de um processo de priorização.
Esse exercício está materializado nos documentos de escopo e sequência, amplamente divulgados para as escolas, que estabelecem objetivos de aula que extrapolam o momento avaliativo.
Em 2024, a SEDUC se preocupou em fazer com que as escolhas realizadas durante esses processos de priorização curricular e priorização avaliativa conversassem, ainda que se baseassem em documentos orientadores diferentes.
No documento em anexo, você encontra o mapeamento de quais aulas do material digital trabalham diretamente, bimestre a bimestre, os descritores das provas de cada componente do Ensino Fundamental.
Lembrando que, nos anos iniciais, o SARESP é uma avaliação de final de ciclo. Portanto, as habilidades foram trabalhadas também ao longo dos anos anteriores e não apenas no 2º e 5º ano.