Exibições:

Como faço para esclarecer minhas dúvidas sobre Professor Presente na Sala do Futuro?

 

Professor Presente + Sala do Futuro Professor

TEMA 1: ACESSO AO SISTEMA

Como o trio gestor e Gerente de Organização Escolar faz para acessar a SED Professor Presente?
Resposta: O acesso ao sistema Professor Presente é feito por meio da SED (Secretaria Escolar Digital) https://sed.educacao.sp.gov.br/. No menu localizado no canto inferior esquerdo, o trio gestor e/ou Gerente de Organização Escolar deve selecionar a opção "Recursos Humanos" e, em seguida, clicar em "Professor Presente". Para gerenciar as informações no sistema, basta acessar a opção "Gestão Presença Professor".
 

Como acessar o Diário de Classe na Sala do Futuro Professor?
Resposta: Atualmente, o sistema está disponível em versão web, acessível por meio do endereço https://saladofuturoprofessor.educacao.sp.gov.br em qualquer navegador. Ao acessar a Sala do Futuro Professor, o usuário deverá clicar em “Entrar com Gov.Br” e será redirecionado para a plataforma Gov.Br, onde deverá realizar seu login para, em seguida, entrar na Sala do Futuro Professor. Esse tipo de autenticação já é adotado em diversas plataformas e, na SEDUC, foi implementado como uma medida de segurança para os usuários. Em breve, também estarão disponíveis aplicativos para dispositivos móveis com sistema operacional Android e iOS.
 

O que fazer se o sistema pedir autorização para o compartilhamento da localização?
Resposta: Ao clicar no botão “entrar com gov.br”, o sistema direcionará para a página de login do gov.br, e apresentará uma mensagem para permitir que o gov.br conheça a sua localização, podendo permitir ou bloquear. Após acessar a Sala do Futuro Professor e o Diário de Classe, e acionar os módulos Frequência ou o Registro de Aulas, o sistema também exibirá novamente a mensagem de compartilhamento da localização e nesta etapa indicamos clicar em “permitir” para que o Diário de Classe conheça a sua localização. 
 

Como faço para inserir informações retroativas na plataforma?
Resposta: Por enquanto, o professor tem 8 dias para realizar lançamentos retroativos dentro da plataforma. Caso o professor não realize o lançamento, a gestão tem mais 8 dias para fazer. Após esse período o sistema ficará bloqueado para novas inserções. 
 

 

O acesso à Sala do Futuro Professor está liberado para todos os perfis?
Resposta: Atualmente, o acesso à Sala do Futuro está disponível para consulta, análise e edição por diretores, equipe gestora e professores. O acesso completo para lançamentos será liberado conforme o cronograma, com início em fevereiro de 2025. É importante que as informações cadastrais no SED estejam atualizadas para garantir o acesso correto.
 


 

 

TEMA 2: LANÇAMENTO DE FREQUÊNCIA

Fiz o registro de aulas ou lançamento da frequência, mas aparece como pendente com cor laranja no relatório. O que fazer?
Resposta: Seguem algumas orientações importantes:
1) Verifique se a cor no calendário de lançamento mudou para verde indicando que os registros foram salvos com sucesso.
2) O relatório de registro de aulas não é atualizado em tempo real. Ao salvar o registro de aulas e/ou a frequência, o sistema cria um evento de atualização na fila de processamento de dados, ou seja, pode demorar alguns minutos para refletir no relatório.
3) Vale ressaltar que para os anos iniciais, o registro de aulas só aparecerá em cor verde no relatório para os componentes curriculares que tiveram lançamento. 
4) Se você visualizar que as informações foram salvas com sucesso e após um período de tempo o relatório ainda mostrar pendências, acione o suporte.
 

Preciso refazer os registros que aparecem em laranja no relatório de frequência e registro de aulas?
Resposta: Seguem algumas orientações importantes:
1) Verifique se a cor no calendário de lançamento mudou para verde indicando que os registros foram salvos com sucesso.
2) O relatório de registro de aulas não é atualizado em tempo real. Ao salvar o registro de aulas e/ou a frequência, o sistema cria um evento de atualização na fila de processamento de dados, ou seja, pode demorar alguns minutos para refletir no relatório.
3) Vale ressaltar que para os anos iniciais, o registro de aulas só aparecerá em cor verde no relatório para os componentes curriculares que tiveram lançamento. 
4) Se você visualizar que as informações foram salvas com sucesso e após um período de tempo o relatório ainda mostrar pendências, acione o suporte.
 

Como será registrada a frequência do professor? 
Resposta: O professor deverá registrar a frequência dos alunos e o conteúdo abordado na aula. A presença do professor será computada automaticamente no sistema Professor Presente, associada ao registro da aula e frequência dos alunos. Caso o professor não tenha registrado a aula e a frequência dos alunos no sistema dentro de 8 dias após sua realização, a ausência será marcada automaticamente.
 

Quando a Sala do Futuro Professor estará disponível para o lançamento da frequência e do conteúdo pelos professores?
Resposta: A Sala do Futuro Professor já está disponível para consulta pelos professores da rede estadual de educação. A partir do dia 3 de fevereiro de 2025, os professores terão acesso às suas respectivas turmas na plataforma. É importante ressaltar que, para garantir a correta atribuição das turmas, o Trio Gestor deve assegurar que as seguintes etapas estejam devidamente ajustadas na Secretaria Escolar Digital (SED):
a. Homologação da Matriz Curricular;
b. Atribuição dos professores às turmas;
c. Homologação do Calendário Escolar;
d. Cadastro da Grade Horária.
Somente após essas etapas as informações estarão corretamente refletidas na Sala do Futuro Professor.
 

Qual é o prazo para o professor regente preencher o requerimento após sua falta?
Resposta: O professor regente deve preencher o requerimento de justificativa de sua falta no prazo máximo de 24 horas após a ausência. De acordo com o Artigo 110 da Lei nº 10.261, de 28 de outubro de 1968, Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo, o servidor perderá a remuneração do dia quando não comparecer ao serviço, salvo nos casos devidamente justificados. Assim, é imprescindível que o professor encaminhe o requerimento por meio da SED (Secretaria Escolar Digital), acessando o caminho Recursos Humanos > Professor Presente, informando a data da ausência, o motivo e anexando os documentos comprobatórios. O não cumprimento do prazo poderá resultar na atribuição de falta sem direito à remuneração.
Caso a ausência seja superior a um dia, o professor deve registrar o afastamento no portal Sou.SP.Gov.Br (https://sou.sp.gov.br). 
 

Em que prazo máximo os professores regentes têm para lançar os registros de aulas?
Resposta: Os professores regentes devem realizar o registro de frequência e conteúdo no prazo máximo de 24 horas após o início da aula, após o mês de março de 2025. No mês de fevereiro de 2025 eles terão um prazo e 8 dias. Caso não o façam, a falta será atribuída automaticamente, impactando o pagamento a partir de junho de 2025.
 

Como lançar a frequência dos professores em sábados letivos?
Resposta: Nos sábados letivos, o registro de frequência dos professores deverá ser realizado normalmente na Sala do Futuro Professor. Para isso, a gestão escolar deve garantir que todos os professores escalados estejam corretamente associados às turmas previstas para o dia. Essa associação deve ser previamente registrada na SED, abrangendo a homologação da matriz curricular, o calendário escolar e a atribuição de aulas. Caso essas informações não estejam devidamente preenchidas e atualizadas, poderão ocorrer inconsistências no sistema, comprometendo o registro adequado.
 

TEMA 3: SUBSTITUIÇÃO DE PROFESSORES

Como o Trio gestor poderá alocar um Professor Eventual na falta do Professor Regente?
Resposta: O trio gestor e o Gerente de Organização Escolar deve seguir os seguintes passos para acessar o sistema Professor Presente:

Estar logado na SED (Secretaria Escolar Digital) através do link https://sed.educacao.sp.gov.br/.

No menu localizado no canto inferior esquerdo, selecionar a opção Recursos Humanos.

Clicar em Professor Presente.

Em seguida, acessar a opção Gestão Presença Professor.

Alimentar os filtros de pesquisa conforme necessário e clicar em Pesquisar.
A partir desse acesso, o trio gestor poderá visualizar e gerenciar a presença dos professores, indicando substitutos quando necessário, e monitorar a frequência registrada pelos docentes​
 

As informações aparecem cortadas na tela do Diário de Classe. O que devo fazer?
Resposta: Clique no ícone “sanduíche” () para ocultar o menu e obter mais espaço para visualizar a tela. 
 

A implementação inicial abrangerá os professores eventuais, que receberão os pagamentos referentes ao mês de fevereiro de 2025 já de acordo com as novas regras.


TEMA 4: CONFIGURAÇÕES TÉCNICAS
 

A plataforma está lenta. Como resolver isso?
Resposta: Esse não é o comportamento esperado para o sistema. Verifique como está a sua conexão e caso esteja normal e ainda esteja enfrentando problemas de lentidão acione o suporte ou aguarde alguns minutos antes de tentar novamente.
 

O botão de salvar o registro de aula não aparece no celular. O que posso fazer?
Resposta: Este é um problema que ocorre em alguns dispositivos móveis. Tente acessar a plataforma em um computador, ou entre em contato com o suporte técnico.
 

A partir de quando o novo processo de pagamento entrará em vigor para os professores, profissionais administrativos, Diretorias de Ensino e Órgão Central?
Resposta: A implementação do novo processo de pagamento será realizada em fases para garantir uma transição eficiente e organizada. O cronograma previsto é o seguinte:
1. Primeira fase (março de 2025):
2. Segunda fase (julho de 2025):

A partir de julho de 2025, o novo sistema será expandido para os professores regentes, profissionais administrativos, Diretorias de Ensino e Órgão Central.

O objetivo dessa etapa é substituir integralmente o BFE (Boletim de Frequência Escolar), garantindo que não haja a coexistência de dois sistemas simultâneos. Assim, a transição completa ocorrerá no segundo semestre de 2025.É importante ressaltar que as regras de pagamento para professores regentes e eventuais serão as mesmas. A partir de março de 2025, o registro de frequência e conteúdo deverá ser realizado dentro de 24 horas, enquanto, excepcionalmente, em fevereiro de 2025, o prazo será de até 8 dias, como medida de adaptação ao novo sistema

Os professores eventuais deverão ser cadastrados pelos diretores na SED (Sistema de Gestão Escolar), e o novo modelo de pagamento contemplará todas as escolas, com exceção das unidades PEI (Programa Ensino Integral).

 


 

O ambiente da Sala do Futuro Professor será patrocinado para acesso à internet?
Resposta: Sim, o ambiente da Sala do Futuro Professor funcionará em qualquer conexão de internet disponível, mas o acesso dentro das unidades escolares estará vinculado à rede de internet da escola. 
 

O sistema suportará a demanda de acessos?
Resposta: Sim, a Sala do Futuro Professor foi projetada para suportar o volume diário de acessos em todas as unidades escolares do Estado de São Paulo. Para evitar problemas, é fundamental que as escolas garantam que os cadastros no SED estejam atualizados e que os professores realizem o login via Gov.br corretamente configurado e atualizado.
 


 

O que significa o ícone "Fi" no registro de aula?

Resposta: Significa um ícone de informação que aparece do lado da letra de lançamento serve para identificar quem realizou esse lançamento. Quando ele não aparecer, quer dizer que quem fez o registro foi o professor. 
 

TEMA 5: PAGAMENTOS E PROCESSOS RELACIONADOS

Qual o prazo para análise e edição dos registros pela gestão?
Resposta: A gestão escolar terá até 16 dias após o prazo final de lançamento dos registros pelos professores para realizar análise, ajustes ou inclusão de informações pendentes. Após esse período, o sistema será fechado, e alterações posteriores deverão ser solicitadas à SEDUC, mediante justificativa.
 

TEMA 6: OUTROS TEMAS

A gestão escolar alterou minha frequência e o conteúdo que eu já tinha lançado. Isso vai impactar o sistema do "Professor Presente" ou meu pagamento?
Resposta: Não, as alterações feitas pela gestão, após o lançamento do professor regente, não afetam a presença no sistema "Professor Presente" nem o pagamento, desde que o registro original tenha sido realizado dentro do prazo: até 8 dias no mês de fevereiro e, a partir de março, dentro de 24 horas.
 

Quais são os passos que os Diretores terão que realizar antes do início das operações na Sala do Futuro Professor?
Resposta: Para garantir o correto funcionamento da Sala do Futuro Professor e assegurar o acesso eficiente por parte dos professores, é fundamental que os Diretores realizem uma série de ações antecipadamente. Estamos preparados para suportar a demanda diária de acessos à plataforma, porém, para que tudo ocorra sem intercorrências, é imprescindível que as informações estejam devidamente alocadas e atualizadas no sistema. Os passos essenciais que os diretores devem seguir incluem:



 

Haverá suporte de internet disponibilizado para acesso a esse ambiente?
Pergunta: Atualmente, o acesso ao ambiente da Sala do Futuro Professor depende da conectividade de internet disponível na unidade escolar. A Secretaria da Educação recomenda que as escolas utilizem a infraestrutura de internet já fornecida pelo governo estadual para garantir o acesso adequado à plataforma. Caso a unidade escolar enfrente dificuldades de conexão, a equipe gestora deve entrar em contato com os setores responsáveis para buscar soluções viáveis, garantindo assim a utilização eficiente do sistema.
 


Nas escolas PEI, quando o docente precisar se ausentar por licença, será necessário registrar a substituição na Sala do Futuro Professor? Como deve ser feito esse procedimento?
Resposta: Sim, nas escolas PEI, quando um docente se ausentar por um dia (“Falta Dia”) ou parte dele (“Falta Aula”), será necessário registrar a substituição na Sala do Futuro Professor, conforme os seguintes procedimentos:

Designação do substituto:

O Trio Gestor deve designar um professor da própria unidade escolar para assumir temporariamente as aulas do docente ausente, uma vez que as escolas PEI não contam com professores eventuais externos.

O professor substituto deverá ser cadastrado na SED como responsável temporário pela turma, permitindo o acesso à Sala do Futuro Professor para registrar a frequência e o conteúdo das aulas ministradas.

Quando a ausência do professor regente for de um dia ou aula, ele deverá acessar a SED, na aba "Recursos Humanos > Professor Presente", e preencher o requerimento indicando a justificativa da ausência, anexando documentos comprobatórios. O prazo para submissão da justificativa é de 24 horas após a ausência.

Caso a ausência do professor regente se estenda por mais de um dia e não se enquadre na categoria de "Falta Dia" ou "Falta Aula", o docente deverá realizar o registro de afastamento no portal Sou.SP.Gov.br, conforme os procedimentos já praticados anteriormente.

Como os professores das escolas PEI já possuem jornada de 40 horas semanais, a substituição será considerada uma redistribuição de carga horária, sem impacto financeiro adicional. A ausência do professor regente será contabilizada até a aprovação da justificativa pelo diretor da unidade.

Registro na SED:

Justificativa da ausência:

Afastamentos prolongados:

Pagamentos e registros:

Caso o docente ausente não realize o devido preenchimento do requerimento de justificativa na SED ou no Sou.SP.Gov.br, a ausência será registrada como falta injustificada, podendo resultar em desconto na remuneração
 

A geolocalização é obrigatória para o registro na Sala do Futuro Professor?
Resposta: Não, a geolocalização não é um requisito obrigatório para o acesso e registro de frequência e conteúdo na Sala do Futuro Professor. O sistema foi desenvolvido com essa funcionalidade para garantir a veracidade das informações e assegurar que os registros sejam realizados dentro das unidades escolares. Dessa forma, é fundamental que o professor esteja conectado à rede de internet da escola no momento do registro. Caso haja problemas de conectividade, é recomendado que a escola entre em contato com a equipe de suporte para orientações adicionais.
 

O cadastro da grade horária dos anos iniciais deve ser registrado na Sala do Futuro Professor?
Resposta: Sim, o cadastro da grade horária dos anos iniciais deve ser realizado na SED e será refletida na Sala do Futuro Professor. A responsabilidade pelo registro inicial da grade horária é do Trio Gestor, garantindo que as turmas e horários estejam devidamente atualizados na plataforma para permitir o correto lançamento de frequência e conteúdo pelos professores na Sala do Futuro Professor.
 

A implementação para os professores dos anos iniciais seguirá a mesma data?
Resposta: Sim, a implementação para os professores dos anos iniciais seguirá o cronograma geral estabelecido para a Sala do Futuro Professor.
 

Os alunos acessarão as plataformas pela Sala do Futuro ou pelo CMSP?
Resposta: Os alunos continuarão acessando a plataforma Sala do Futuro Aluno para tarefas e materiais didáticos. A Sala do Futuro Professor é uma ferramenta destinada exclusivamente aos professores para o registro de frequência, conteúdo e planejamento de aulas.


Como proceder se o professor chegar atrasado e perder a primeira aula?
Resposta: Caso o professor regente chegue atrasado e perca a primeira aula, o Trio Gestor deverá alocar um professor eventual para cobrir o período ausente. O professor regente será responsável por registrar o requerimento na SED justificando o atraso, categorizando-o como "Falta Aula", com documentos comprobatórios, para análise do diretor escolar. O eventual designado registrará a frequência e o conteúdo ministrado durante sua substituição.
 

Como proceder quando faltarem vários professores no mesmo turno?
Resposta: Em situações de múltiplas faltas no mesmo turno, o Trio Gestor deve priorizar a alocação de professores disponíveis da própria unidade escolar para cobrir as aulas. Caso não seja possível atender todas as turmas, os membros do Trio Gestor deverão assumir as salas de aula, registrando o conteúdo e a frequência dos estudantes. A gestão escolar deve buscar minimizar os prejuízos pedagógicos, remanejando de forma estratégica os recursos humanos disponíveis e garantindo que as aulas sejam realizadas dentro do possível.

 

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