Qual será a Organização Curricular do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional Técnica?
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publicou novas diretrizes para organizar as escolas estaduais que oferecem cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
Principais Alterações e Diretrizes
1. Organização Curricular
Estrutura em três anos: O Ensino Médio integrado terá uma matriz curricular que combina disciplinas da Formação Geral Básica (como Matemática, Língua Portuguesa e Ciências) com um Itinerário de Formação Técnica e Profissional.
Inicio do itinerário técnico: As disciplinas técnicas começam no 2º ano e continuam no 3º ano do Ensino Médio.
Carga horária:
A carga mínima da Formação Geral Básica aumentou para 2.400 horas, reforçando conteúdos essenciais.
Até 300 dessas horas podem ser destinadas a aprofundar conhecimentos técnicos e profissionais.
A carga horária para os Itinerários Formativos é de até 600 horas, incluindo conteúdos técnicos e propedêuticos.
2. Modalidades de Ensino
Diferentes formatos de tempo escolar:
Escolas de tempo parcial.
Escolas de tempo integral, com jornadas de 7 ou 9 horas diárias.
Sem oferta no período noturno, exceto na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
3. Parcerias para Oferta Técnica
As escolas estaduais poderão oferecer cursos técnicos de duas formas:
Oferta direta: com estrutura e professores próprios da rede estadual.
Parcerias com instituições como SENAI e SENAC: Nessas parcerias, algumas aulas práticas e estágios ocorrerão nas dependências dessas instituições.
4. Cursos Técnicos Disponíveis
Entre os cursos técnicos que serão ofertados estão:
Administração
Agronegócio
Ciência de Dados
Desenvolvimento de Sistemas
Enfermagem
Farmácia
Logística
Vendas, entre outros.
Esses cursos foram organizados para atender às demandas do mercado de trabalho local e preparar os alunos para as necessidades de setores específicos.
5. Estágios e Aulas Práticas
Parte da carga horária prática será realizada fora da escola, como em estágios supervisionados, visitas técnicas e laboratórios especializados.
O curso de Enfermagem, por exemplo, inclui um estágio obrigatório a ser realizado após o término das disciplinas teóricas.
6. Matrículas e Certificação
Matrículas duplas: Quando o curso técnico for oferecido por uma instituição parceira, o aluno terá duas matrículas: uma para a Formação Geral Básica e outra para o Itinerário de Formação Técnica.
Validade nacional: Os cursos técnicos serão cadastrados no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), garantindo reconhecimento em todo o território nacional.
7. Gestão e Planejamento
Gestores escolares são responsáveis por cadastrar os cursos no SISTEC quando oferecidos diretamente pela escola. No caso de parcerias, as instituições parceiras farão o cadastro.
Planos de Curso: Todas as escolas devem seguir os planos aprovados pela Secretaria da Educação, que estão disponíveis na intranet da SEDUC.
8. Ajustes para 2025
Turmas que já iniciaram em 2024 terão suas matrizes adaptadas sem necessidade de republicação das autorizações.
A Secretaria poderá emitir novas orientações ao longo de 2025, alinhadas às diretrizes do Ministério da Educação (MEC).
Impactos e Objetivos
Essas mudanças têm como objetivo principal garantir que os estudantes concluam o Ensino Médio com uma formação técnica e profissional sólida, ampliando as chances de ingresso no mercado de trabalho ou em cursos superiores. Além disso, o novo modelo busca oferecer uma educação mais conectada às realidades econômicas e sociais, alinhada às demandas locais e nacionais.
Para mais informações consulte o documento em anexo: