Como faço para esclarecer minhas dúvidas referente a Plataforma Alura?
Como acessar à plataforma?
O acesso à Plataforma da Alura é sincronizado através do portal do CMSP, estudantes e educadores não possuem login e senha.
O primeiro passo é acessar o portal, por lá você encontrará o símbolo da Alura e ao clicar nele você será direcionado para a plataforma.
Esqueci a senha. O que devo fazer?
Estudantes e educadores não possuem login e senha para acessar à Plataforma. Caso não se recorde dos seus dados de acesso, é necessário entrar em contato com o Suporte da SEDUC.
Meu acesso foi bloqueado. O que devo fazer?
Estudantes e educadores da SEDUC, podem ter o seu acesso bloqueado pelos seguintes motivos:
1 - Ao realizar 10 tentativas de login pelo campo, login/senha da página geral, o acesso é bloqueado por várias tentativas de login com a senha incorreta, pois o acesso à Plataforma da Alura é sincronizado através do portal da SEDUC;
2 - Quando o sistema da Plataforma identifica acessos simultâneos (várias guias abertas ao mesmo tempo), vários cursos iniciados e finalizados no mesmo dia ou o download excessivo de vídeos. Desta forma, ele considera esse comportamento como atípico e acaba bloqueando o acesso por possível abuso de baixar vídeos e não corresponder com a carga horária estimada nos cursos.
Em caso de bloqueio é necessário solicitar ao suporte da Alura o desbloqueio do usuário.
Como faço para acessar o curso?
Faça o login em seu Dashboard (página inicial) e clique em “Planos de Estudo”
Clique no plano de estudo (PDE) disponível para o seu perfil.
Aparecerá o nome do PDE com a meta do plano, o progresso, carga horária, a quantidade de cursos e artigos.
Desça a tela para visualizar o conteúdo e clique no assunto que deseja estudar.
Aparecerá o nome do curso com a barra de progresso, a carga horária, a última atualização realizada, o progresso da transcrição, a nota do curso e quantidade de alunos que já estudaram o assunto. Clique em “Iniciar/Acessar curso” para começar a estudar.
Estou com dúvida sobre o conteúdo. O que devo fazer?
No curso desça a tela e no canto inferior esquerdo, em “Outros links”, clique em “Fórum do curso”.
Você estará no fórum daquele curso. Veja se algum dos tópicos já contém a sua dúvida ou crie um novo tópico.
Preencha os campos solicitados e por último clique em “Enviar pergunta”
A sua dúvida será postada e poderá ser respondida por outro aluno ou um dos nossos scubas (instrutores). Para ver se a sua dúvida já foi respondida há dois caminhos:
1º) Acessar o fórum conforme informado aqui;
2º) No Dashboard clique em seu nome no canto superior direito da página e em “Perfil & certificados”.
Clique no link “Post no fórum” para visualizar todas as suas publicações.
Não consigo enviar o link do meu projeto. O que devo fazer?
Durante o curso você irá criar um projeto que será compartilhado com seu professor ou professora. Para isso, é preciso enviá-lo por meio de um link no final da última aula na atividade “Projeto do Curso”.
O link precisa estar no formato correto, caso contrário aparecerá uma mensagem de erro que informará os formatos aceitos pela plataforma.
Certifique-se também que mesmo que ele direcione para o domínio correto e o link seja aceito, ele pode não corresponder ao seu projeto. Isso também consumirá uma das tentativas de envio.
Caso todas as tentativas tenham sido consumidas, não será possível enviar o link. Neste cenário, é preciso entrar em contato com o suporte.
Ao terminar um curso, recebo certificado?
Sim! O certificado de participação é disponibilizado digitalmente.
Após realizar ao menos 60% dos exercícios e aulas, o certificado já pode ser gerado, embora o recomendado seja concluir os 100% para um melhor aproveitamento.
O total de exercícios concluídos fica registrado no certificado
Para emitir o certificado após a conclusão do curso, vá até “Perfil & Certificados” conforme imagem abaixo:
Como emitir o certificado?
Assim que você finalizar todas as aulas do curso, constando 100% de aproveitamento, e clicar em “Próxima atividade”, a página de finalização do curso será disponibilizada. Clique em "Terminar curso".
Ao clicar em “Terminar curso”, você precisa avaliar o curso dando uma nota, obrigatória, e/ou fazer um comentário, opcional. Só é possível emitir o certificado após deixar seu feedback, a nota, e clicar em “Finalizar curso”.
Os certificados podem ser emitidos a partir de 60% do aproveitamento do curso, porém, recomendamos que você sempre conclua com 100% para o melhor desenvolvimento no tema estudado. Querendo finalizar o curso antes dos 100%, você deve abrir a página do curso, clicar em “Outras ações” > “Certificado”.
Conclui o curso, mas o certificado não está disponível. O que devo fazer?
Para o certificado ser gerado assim que você finalizar todas as aulas do curso e ele estiver constando 100% de aproveitamento, você será direcionado para a página de finalização do curso, onde deve clicar em “finalizar”.
Ao clicar em finalizar, você precisa realizar a sua avaliação sobre o que achou do curso, dando uma nota e deixando um comentário, para sabermos o seu feedback.
A sua avaliação é obrigatória, só é possível emitir o certificado após deixar seu feedback.
Após realizar essa etapa, seu certificado será emitido e aparecerá na tela para você salvar ou imprimir.
É possível alterar o nome que está no certificado?
No Dashboard clique em seu nome no canto superior direito da página e em “Editar perfil”.
Em “Dados gerais” você encontra o campo editável “Nome nos certificados”. Basta alterar a informação, descer a tela e clicar em “Salvar”. Lembrando que esta alteração só pode ser feita uma vez.
Quais passos seguir quando os vídeos apresentam lentidão ou erro?
Bloqueios ou lentidão para carregar os vídeos geralmente acontecem por algum bloqueio ou limitação na rede de acesso, para solucionar existem algumas possibilidades. Seguem alguns passos:
Acessar por meio de uma aba anônima;
Acessar de outro navegador (Mozilla, Edge, Chrome, Safari...);
Acessar de outra rede (pode ser wi-fi ou 4g);
Acessar de outro dispositivo;
Fazer a limpeza de cache do seu navegador;
Verificar se o pop-up está habilitado.
Caso seja específico do aplicativo:
Realizar a limpeza de cache de ambos os aplicativos;
Realizar a limpeza de cache do seu navegador;
Atualizar ou reinstalar ambos os aplicativos;
Verificar as atualizações do sistema operacional do seu celular como um todo;
Acessar de outra rede (pode ser wi-fi ou 4g);
Acessar de outro dispositivo.
Caso persista, entre em contato com o suporte da Alura com o diagnóstico de vídeo.
Para gerar esse diagnóstico é só seguir os passos abaixo:
No vídeo com problemas clique nos 3 pontinhos e depois em “Problemas com o vídeo?”
Em seguida, siga as instruções para gerar o diagnóstico.
Como adiciono uma foto no meu perfil?
É possível adicionar uma foto sua na conta da Alura Start! Além de ser super bacana customizar sua página, a foto de perfil é importante, pois ela estará nos seus certificados.
Para isso, faça login na plataforma da Alura e acesse o seu perfil clicando na seta ao lado do seu nome e selecione “Editar perfil”.
Em seguida, role a tela até a sessão “Dados gerais”.
Clique no lápis “Mudar foto do perfil”, e após carregar a foto que deseja, é só clicar no botão "Enviar Foto" para confirmar a foto selecionada.
Lembrando que é necessário que a imagem cumpra os requisitos abaixo:
1. A imagem precisa ter no máximo 2MB
2. Dimensões de no mínimo 100x100
3. Preferencialmente quadrada, ou seja, em formato 1:1
Posso estudar através do App da Alura?
Não! Os acessos serão somente possíveis através do navegador.
Para isso, siga os passos abaixo:
Faça login no aplicativo da SEDUC.
Selecione a turma.
Selecione “Programação - Alura”.
Clique em “Prefere a versão web?”.
Pronto! Você será direcionado.
Como acessar o painel de gestão?
Para acessar o painel de gestão clique em seu nome no dashboard inicial e selecione a opção “Meus Times”.
Como localizar os projetos dos estudantes?
Para visualizar os projetos submetidos pelos estudantes, em seu painel de gestão selecione a opção “Projetos” na parte superior esquerda.
Nessa tela será possível filtrar os projetos pelos times.
O estudante ou educador está na turma errada. O que fazer?
Caso algum estudante ou educador esteja cadastrado na turma errada, podemos identificar a turma correta e a correção deve ser feita via API pela SEDUC.
Um educador ou estudante está com dúvidas em uma ferramenta do curso. Como prosseguir?
Durante as atividades dos cursos é possível que algum Educador ou Estudante enfrente alguma dificuldade de acesso às ferramentas como Scratch, Github, entre outras.
Por serem ferramentas de terceiros não é possível nenhum tipo de intervenção interna da Alura.
Nesses casos, o ideal é entrar em contato com o suporte específico de cada ferramenta.
Coordenadores pedagógicos possuem acesso à Alura?
Somente perfis com turmas de alunos vinculados a eles terão acesso à plataforma. Coordenadores pedagógicos não terão mesmo acesso a Alura Start.
Não localizo a Alura dentro do meu portal CMSP.
A disciplina em conjunto com a SEDUC oferecida pela Alura faz parte da grade curricular da matéria “Tecnologia e Inovação”, portanto se o estudante escolheu essa matéria para cursá-la no ano letivo, o correto é que toda a formação da Alura esteja disponível.
Caso você seja um estudante ou educador deste componente e não encontrou a formação, é necessário entrar em contato com a SEDUC.