Quais as informações sobre Matrículas e Transferências na Rede Estadual de Ensino – 2025?
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo organizou as regras para matrícula, transferência e organização das escolas estaduais. Veja como garantir sua vaga para o ano letivo de 2025.
1. Quem precisa se matricular?
Estudantes já matriculados na rede estadual terão a matrícula feita automaticamente.
Estudantes vindos da rede municipal ou novos alunos precisam fazer a inscrição.
Estudantes que querem mudar de escola podem solicitar transferência.
2. Como fazer a matrícula?
Matrícula automática para alunos já na rede estadual.
Novas matrículas e transferências:
Pela plataforma SED: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.
Em qualquer escola estadual.
Nos postos do Poupatempo.
3. Como funciona a transferência?
Existem dois tipos:
Por necessidade: quando o aluno mudou de endereço e não pode continuar na escola atual.
Por intenção: quando o aluno quer trocar de escola, mas não tem mudança de endereço.
A transferência por intenção depende da existência de vagas na escola desejada.
4. Escolha de Itinerários Formativos no Ensino Médio
Estudantes da 1ª série do Ensino Médio poderão escolher os Itinerários Formativos (disciplinas extras de aprofundamento). A escolha será feita na plataforma SED, e a vaga dependerá da disponibilidade na escola.
5. Estudo no período noturno
O Ensino Médio no período noturno é destinado prioritariamente a estudantes que trabalham. Para se matricular, é necessário apresentar:
Carteira de trabalho assinada, contrato de estágio ou declaração do empregador.
6. Documentos necessários para matrícula
Para novos alunos ou transferência, será necessário apresentar:
RG e CPF do estudante e do responsável.
Certidão de nascimento.
Comprovante de residência atualizado.
Histórico escolar ou declaração da escola anterior.
Carteira de vacinação.
7. Como consultar o resultado da matrícula?
O resultado da matrícula pode ser consultado:
Na escola onde o estudante está matriculado.
No site da Secretaria da Educação: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta.
Nos postos do Poupatempo.
8. Informações adicionais
A distância considerada para matrícula é de até 2 km do endereço residencial do estudante.
Quem perder o prazo pode se inscrever a qualquer momento do ano letivo, dependendo da disponibilidade de vagas.
Todas as escolas estaduais e postos do Poupatempo são pontos de informação e inscrição.
Para mais detalhes, procure a escola mais próxima ou acesse a RESOLUÇÃO SEDUC Nº 55 , DE 07 DE AGOSTO DE 2024 em anexo.