O Projeto Desafios do Mundo Real é uma iniciativa da Secretaria da Educação de São Paulo para incentivar a curiosidade intelectual e a resolução de problemas entre alunos do Ensino Médio. Ele será aplicado em escolas selecionadas, nas disciplinas de Redação e Leitura, Educação Financeira e Biologia, conectando os conteúdos escolares a situações reais para fortalecer o aprendizado e estimular o pensamento crítico.
O projeto contará com professores regentes e facilitadores, que receberão carga horária extra para a realização das atividades. Os professores serão selecionados por processo seletivo, organizado pelas Diretorias de Ensino. Eles deverão participar de formação específica, preparar materiais pedagógicos e acompanhar o progresso dos alunos.
Nas escolas de tempo parcial, os professores poderão ajustar sua carga horária para atuar no projeto. Já nas escolas do Programa Ensino Integral (PEI), os professores deverão cumprir 40 horas semanais, com direito à Gratificação de Dedicação Exclusiva (GDE).
Caso um professor se afaste, ele perderá a carga horária do projeto, exceto nos casos de licença-gestante, licença-adoção, licença- paternidade e licença nojo.
A Secretaria da Educação acompanhará a implementação do projeto e poderá emitir diretrizes complementares sempre que necessário para garantir o seu sucesso.
Para mais informações acesse os documentos em anexo