Como os professores devem conciliar o Planejamento de Aula e o Programa Multiplica SP?
O Planejamento de Aula (antigo ATPC EFAPE) está sendo realizado no ambiente virtual AVA EFAPE (https://avaefape.educacao.sp.gov.br/login/index.php).
A base de público-alvo para essa ação está sendo atualizada semanalmente.
Vale lembrar que as ATPC e ATPL/APD devem ser realizadas pelo docente de acordo com sua jornada de trabalho e sua carga horária, conforme a Resolução SEDUC nº 105/2024 e a Resolução SEDUC nº 09/2025, em horário pré definido pelos gestores escolares.
Sendo assim:
- A participação no Programa Multiplica SP #Professores poderá ocorrer nos momentos dedicados à ATPC da Unidade Escolar.
- Os professores realizarão a ação Planejamento de Aula (antigo ATPC EFAPE) nos momentos de ATPL ou APD, visto que esta ação tem como objetivo a preparação de aulas.
- Os professores que participam do Programa Multiplica SP #Professores em horário de ATPC, também realizam o Planejamento de Aula, em ATPL ou APD, conforme disposto no ANEXO I, deste documento orientador.
- Os professores deverão realizar, na semana, a quantidade de Planejamento de Aula indicada no ANEXO I deste documento, sendo um Planejamento de Aula no seu componente curricular de atribuição, e o segundo Planejamento de Aula, quando for o caso e de acordo com a carga horária, a ser realizado de acordo com orientação da UE, de forma a melhor atender às necessidades de formação do docente.
- As ATPC realizadas de forma presencial nas escolas deverão priorizar momentos de troca coletiva de experiências, encontros formativos e atividades de estudo com o Coordenador de Gestão Pedagógica (escolas de tempo parcial) ou com o Coordenador de Gestão Pedagógica Geral (escolas de tempo integral), buscando fortalecer a colaboração entre os professores e promover a reflexão pedagógica.
- O acompanhamento semanal da participação dos docentes tanto no Programa Multiplica SP #Professores quanto no Planejamento de Aula deverá ser realizada por meio do Painel Escola Total, conforme ANEXO V, deste documento.
Para mais esclarecimentos, leia o Documento Orientador ATPC e ATPL/APD 2025. anexo neste artigo