A Bonificação por Resultados (BR) é uma política da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo que premia o esforço de professores, gestores e equipes escolares com base no desempenho dos alunos nas avaliações externas, como o SARESP e o Provão Paulista.
Houve algumas mudanças, antes, a bonificação era baseada no IDESP, que considerava apenas o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, além da taxa de aprovação. Agora, o cálculo considera o desempenho em todas as disciplinas avaliadas, da seguinte forma:
Do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Da 1ª à 3ª série do Ensino Médio
As metas são organizadas em quatro níveis:
Secretaria da Educação (Órgão Central)
Diretorias de Ensino
Escolas
Por disciplina e série
Cada um desses níveis pode alcançar dois tipos de meta:
Meta Ouro
Meta Diamante
É necessário para receber a bonificação, além de atingir as metas, a escola deve cumprir dois critérios obrigatórios (chamados de gatilhos):
Frequência mínima dos alunos (IFA)
Participação dos alunos nas provas (TPS/P)
Se a escola não cumprir algum desses critérios, não recebe a bonificação, mesmo que atinja a meta.
Se a escola não atingir a meta, ainda é possível receber a bonificação se:
O índice de qualidade for igual ou superior a 6,5 (desempenho Ouro)
Ou igual ou superior a 7,0 (desempenho Diamante)
Ou se houve melhora no desempenho em relação ao ano anterior (evolução)
índice final é calculado pelo Cumprimento de Metas (ICM) mostra o quanto a escola, Diretoria ou o órgão central atingiu as metas. A média geral desses resultados é chamada de IACM – Índice Agregado de Cumprimento de Metas, e é calculada considerando o número de alunos avaliados.
Não entra na conta as Escolas CEEJA, Quilombola e EEI não têm metas próprias e seguem os resultados da Diretoria de Ensino.
Escolas vinculadas também não têm metas próprias e seguem os resultados da escola vinculadora.
Mudanças nos ciclos (por exemplo, uma escola que passou a oferecer Ensino Médio) são consideradas com base na etapa mantida nos dois anos analisados.
Em 2024, houve aumento no número de escolas que alcançaram metas.
O índice de frequência (IFA) e a taxa de participação nas avaliações (TPS/P) também subiram.
Isso mostra uma melhora no desempenho geral da rede estadual.
A Bonificação por Resultados valoriza o esforço coletivo e ajuda a melhorar continuamente a qualidade da educação pública.