Objetivo
Recompor os níveis de alfabetização em leitura e matemática dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com foco principal nos 6º e 7º anos.
Público-Alvo
Alunos dos 6º e 7º anos de 500 unidades escolares pertencentes a 51 Diretorias de Ensino.
Sobre o Projeto
A proposta prevê a designação de dois professores por escola, sendo um especializado em alfabetização (Língua Portuguesa) e outro em matemática. Esses docentes atuarão como professores tutores, sendo profissionais de referência para a implementação das ações do projeto.
As escolas participantes foram selecionadas com base em indicadores de desempenho:
Em 2024, o projeto foi iniciado em 200 unidades escolares de 20 Diretorias de Ensino, a partir da análise do IDESP.
Em 2025, será expandido para 500 escolas de 51 Diretorias, com seleção baseada nos resultados do SARESP.
Para consultar as Unidades Escolares participantes, clique aqui.
Funcionamento nas Escolas
Organização das Aulas
A tutoria será realizada fora da sala regular do estudante. Os estudantes serão enturmados na SED e a escola terá autonomia para organizar a grade horária.
Cada professor tutor atuará com 5 a 6 turmas por componente curricular (LP e Matemática).
Cada turma terá 3 a 4 aulas semanais, sendo a última aula dedicada à plataforma Tarefa SP.
As turmas contarão com até 15 estudantes.
Frequência e Registro
A frequência dos estudantes continuará sendo registrada pelo professor regente da série.
O professor tutor também manterá um controle de frequência, compartilhado com o regente sempre que necessário.
A frequência do tutor será lançada semanalmente:
O estudante será considerado frequente se tiver participado de ao menos uma aula antes da aula do Tarefa.
O lançamento deve ocorrer durante o registro da evolução do aluno na SED.
Formação dos Professores Tutores
Os professores participarão de ATPCs via AVA EFAPE específicos do projeto:
Os 6 primeiros encontros serão conjuntos, com temas comuns para Língua Portuguesa e Matemática.
Após isso, os ATPCs serão quinzenais e intercalados: uma semana para LP e outra para MAT.
Grupo Referência – Avaliação de Impacto
O projeto será avaliado por meio da comparação entre dois grupos:
Grupo Tratamento: 500 escolas participantes ativamente do projeto.
Grupo Referência: 394 escolas que não receberão os professores tutores ou materiais, mas realizarão apenas a avaliação diagnóstica inicial e final.
Por que o Grupo Referência é importante?
Garante resultados confiáveis e cientificamente válidos.
Fornece uma base de comparação essencial para mensurar o impacto do projeto.
Apoia a decisão de expansão da iniciativa para outras escolas da rede.
Para mais informações, clique aqui.