Quais informações preciso saber caso queira participar do processo seletivo de monitores das escolas cívico militares?
Quem pode se inscrever?
- ser militar inativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
- ser voluntário;
- estar quite com a Justiça Eleitoral;
- possuir declaração com informação sobre o comportamento e processos criminais ou administrativos, nos termos previsto no inciso III do artigo 6º da Lei Complementar nº 1.398, de 28 de maio de 2024;
- possuir aptidão física e mental para o exercício das atividades de monitor;
- não ser candidato a cargo público eletivo. Por motivo semelhante, fica impedido de se candidatar a cargo eletivo por um período de 24 meses após o término da função;
- possuir aptidão para o desempenho da atividade, relacionada à formação e ao histórico profissional, nos termos do Capítulo VI deste edital.
- atender às demais prescrições e procedimentos estabelecidos no edital do processo seletivo.
A apresentação de todos os documentos comprobatórios dos requisitos de inscrição exigidos no item anterior será realizada por ocasião da efetivação da contratação, devendo entregar também cópia dos seguintes documentos:
- cópia da identidade funcional;
- certidão de quitação eleitoral;
- atestado de saúde ocupacional;
A declaração emitida no âmbito da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que informe a vida pregressa do militar (Anexo V) e os diplomas, certificados ou certidões que comprovem formação e o histórico profissional com a participação nos diversos programas da Polícia Militar em apoio à educação (Anexo VI) deverão ser apresentados durante o processo seletivo.
Os requisitos para inscrição no processo seletivo devem ser mantidos durante toda a prestação de tarefa por tempo determinado, sob pena de extinção imediata do vínculo.
Período de Inscrição
- De 17/06/2025 às 13h até 30/06/2025 às 23h59
- Segundo Período: das 13h de 02/07/2025 ás 23:59h 31/07/2025
- Exclusivamente pelo site: https://bancodetalentos.educacao.sp.gov.br
Etapas do Processo Seletivo
- Análise de títulos e experiências
- Análise da vida pregressa (eliminatória)
- Entrevista com banca da Diretoria de Ensino e da escola (eliminatória)
- Divulgação dos resultados no site Banco de Talentos
Cronograma
1º PERÍODO DE INSCRIÇÃO – DE 17 A 30 DE JUNHO DE 2025
DATA | EVENTO |
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17 a 30/06/2025 | Período de inscrição para participar do processo seletivo |
01 a 04/07/2025 | 1ª etapa: Análise de títulos e atividades desempenhadas |
08/07/2025 | Divulgação da Análise de títulos e atividades desempenhadas |
09 a 11/07/2025 | Período para pedido de recursos dos candidatos |
15/07/2025 | Divulgação do resultado dos recursos |
16 a 23/07/2025 | 2ª etapa: Análise de vida pregressa pela SSP |
24 a 31/07/2025 | 3ª etapa: Realização das entrevistas |
05/08/2025 | 4ª etapa: Divulgação dos resultados |
06 a 20/08/2025 | Período de chamamento dos candidatos para assumir as funções de monitor |
25/08/2025 | Início das atividades dos monitores nas unidades escolares |
2º PERÍODO DE INSCRIÇÃO – DE 2 A 31 DE JULHO DE 2025
DATA | EVENTO |
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02 a 31/07/2025 | Período de inscrição para participar do processo seletivo |
01 a 04/08/2025 | 1ª etapa: Análise de títulos e atividades desempenhadas |
05/08/2025 | Divulgação da Análise de títulos e atividades desempenhadas |
06 a 07/08/2025 | Período para pedido de recursos dos candidatos |
08/08/2025 | Divulgação do resultado dos recursos |
11 a 15/08/2025 | 2ª etapa: Análise de vida pregressa pela SSP |
18 a 22/08/2025 | 3ª etapa: Realização das entrevistas |
27/08/2025 | 4ª etapa: Divulgação dos resultados |
28/08 a 04/09/2025 | Período de chamamento dos candidatos para assumir as funções de monitor |
05/09/2025 | Início das atividades dos monitores nas unidades escolares |
Capacitação
- Curso obrigatório de 40 horas
- Ministrado pela EFAPE/SEDUC em parceria com a SSP
- Conteúdos: Regimento Interno, Psicologia Escolar, Cultura de Paz, entre outros
Os candidatos que não concordarem com a pontuação obtida na segunda fase do processo seletivo poderão encaminhar o pedido de recurso, conforme modelo anexo, no período de 09 a 11 de julho de 2025 para o e-mail: subsecretaria.gabi@educacao.sp.gov.br.
Para mais informações do processo, recomendamos que seja acesso os anexos presentes neste artigo.