Exibições:

Quais informações preciso saber caso queira participar do processo seletivo de monitores das escolas cívico militares?

 

Quem pode se inscrever?

  • ser militar inativo da Polícia Militar do Estado de São Paulo;
  • ser voluntário;
  • estar quite com a Justiça Eleitoral;
  • possuir declaração com informação sobre o comportamento e processos criminais ou administrativos, nos termos previsto no inciso III do artigo 6º da Lei Complementar nº 1.398, de 28 de maio de 2024;
  • possuir aptidão física e mental para o exercício das atividades de monitor;
  • não ser candidato a cargo público eletivo. Por motivo semelhante, fica impedido de se candidatar a cargo eletivo por um período de 24 meses após o término da função;
  • possuir aptidão para o desempenho da atividade, relacionada à formação e ao histórico profissional, nos termos do Capítulo VI deste edital.
  • atender às demais prescrições e procedimentos estabelecidos no edital do processo seletivo.

A apresentação de todos os documentos comprobatórios dos requisitos de inscrição exigidos no item anterior será realizada por ocasião da efetivação da contratação, devendo entregar também cópia dos seguintes documentos:

  • cópia da identidade funcional;
  • certidão de quitação eleitoral;
  • atestado de saúde ocupacional;

A declaração emitida no âmbito da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que informe a vida pregressa do militar (Anexo V) e os diplomas, certificados ou certidões que comprovem formação e o histórico profissional com a participação nos diversos programas da Polícia Militar em apoio à educação (Anexo VI) deverão ser apresentados durante o processo seletivo.

Os requisitos para inscrição no processo seletivo devem ser mantidos durante toda a prestação de tarefa por tempo determinado, sob pena de extinção imediata do vínculo.

 

Período de Inscrição

 

Etapas do Processo Seletivo

  1. Análise de títulos e experiências
  2. Análise da vida pregressa (eliminatória)
  3. Entrevista com banca da Diretoria de Ensino e da escola (eliminatória)
  4. Divulgação dos resultados no site Banco de Talentos

 

Cronograma

1º PERÍODO DE INSCRIÇÃO – DE 17 A 30 DE JUNHO DE 2025

 
DATAEVENTO
17 a 30/06/2025Período de inscrição para participar do processo seletivo
01 a 04/07/20251ª etapa: Análise de títulos e atividades desempenhadas
08/07/2025Divulgação da Análise de títulos e atividades desempenhadas
09 a 11/07/2025Período para pedido de recursos dos candidatos
15/07/2025Divulgação do resultado dos recursos
16 a 23/07/20252ª etapa: Análise de vida pregressa pela SSP
24 a 31/07/20253ª etapa: Realização das entrevistas
05/08/20254ª etapa: Divulgação dos resultados
06 a 20/08/2025Período de chamamento dos candidatos para assumir as funções de monitor
25/08/2025Início das atividades dos monitores nas unidades escolares

 

2º PERÍODO DE INSCRIÇÃO – DE 2 A 31 DE JULHO DE 2025

 
DATAEVENTO
02 a 31/07/2025Período de inscrição para participar do processo seletivo
01 a 04/08/20251ª etapa: Análise de títulos e atividades desempenhadas
05/08/2025Divulgação da Análise de títulos e atividades desempenhadas
06 a 07/08/2025Período para pedido de recursos dos candidatos
08/08/2025Divulgação do resultado dos recursos
11 a 15/08/20252ª etapa: Análise de vida pregressa pela SSP
18 a 22/08/20253ª etapa: Realização das entrevistas
27/08/20254ª etapa: Divulgação dos resultados
28/08 a 04/09/2025Período de chamamento dos candidatos para assumir as funções de monitor
05/09/2025Início das atividades dos monitores nas unidades escolares

Capacitação

  • Curso obrigatório de 40 horas
  • Ministrado pela EFAPE/SEDUC em parceria com a SSP
  • Conteúdos: Regimento Interno, Psicologia Escolar, Cultura de Paz, entre outros

 

Os candidatos que não concordarem com a pontuação obtida na segunda fase do processo seletivo poderão encaminhar o pedido de recurso, conforme modelo anexo, no período de 09 a 11 de julho de 2025 para o e-mail: subsecretaria.gabi@educacao.sp.gov.br.

 

Para mais informações do processo, recomendamos que seja acesso os anexos presentes neste artigo.