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Quais as Orientações Sobre a Priorização do Uso do Material Didático Aprender Sempre?
 
 

Devido ao cenário de pandemia da COVID 19 que impactou a aprendizagem e ampliou a defasagem entre os estudantes, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo como referência evidências internacionais e nacionais sobre estratégia de implementação curricular em decorrência de processos de interrupção de aulas presenciais, desenvolveu desde 2020 a priorização do Currículo Paulista a qual está expressa na Matriz de Habilidades Essenciais.

A Matriz de Habilidades Essenciais (Currículo Paulista Priorizado) foi estruturada de forma a contemplar as habilidades essenciais do ano/série de matrícula dos estudantes para que eles  aprendam e continuem avançando em sua trajetória escolar com sucesso, abrangendo os aspectos cognitivo, social e emocional, considerando sua formação integral na perspectiva do desenvolvimento humano.

O objetivo é orientar os professores evidenciando, em cada ano/série, etapa e componente curricular da Educação Básica, de onde deve-se partir para oferecer um ensino de qualidade, considerando as dificuldades enfrentadas no ano letivo de 2021, a fim de consolidar o trabalho de recuperação das aprendizagens com sucesso.
Considerando que a Matriz de Habilidades Essenciais (Currículo Paulista Priorizado) é o documento curricular que direciona o que deverá ser ensinado aos nossos estudantes no ano de 2022, a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, com o objetivo de dar maior apoio aos professores e estudantes, elaborou, para os componentes curriculares de: LP e MAT do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do ensino médio, o material didático Aprender Sempre.

O Aprender Sempre cobre a maioria das aprendizagens expressas no Currículo Paulista Priorizado (Matriz de Habilidades Essenciais). Desta forma, a Secretaria, após um processo de escuta com diretorias de ensino, gestores escolares e professores, os quais indicaram que o processo de uso de vários materiais - no contexto de aprendizagem apresentada pelos estudantes - está complexo e de difícil implementação, tomou a decisão de orientar que os professores que atuam com os respectivos componentes curriculares contemplados com o material Aprender Sempre, o priorizem no trabalho pedagógico com os estudantes. Ou seja, que o Aprender Sempre seja o principal material didático utilizado pelos professores destes componentes curriculares junto aos estudantes. Destaca-se que no caso de turmas que o desempenho dos estudantes esteja avançado, o professor, poderá, após desenvolvidas as aprendizagens expressas no material didático Aprender Sempre, complementar com o material didático Currículo em Ação e outros materiais disponibilizados para escola.

Nessa linha a EFAPE está também remodelando suas ações formativas de forma a priorizar, para os respectivos componentes curriculares, as formações que dão foco ao Aprender Sempre.
Acreditamos que é, neste momento, importante concentrarmos nossos esforços em garantirmos que nossos estudantes consolidem as aprendizagens basilares (cognitivas e socioemocionais) que darão condições para eles continuarem avançando com sucesso em sua trajetória escolar.